Plenário do Fórum Territorial Sul em Imperatriz sobre o Plano Estadual de Cultura

A secretária de Estado de Cultura, Olga Simão, participou, durante todo o dia desta sexta-feira (25), no município de Imperatriz, do Fórum Territorial do Sul. Fóruns Regionais – parte das estratégias na elaboração do Plano Estadual de Cultura (PEC) - que serão realizados até o dia 15 de maio em mais cinco municípios (Zé Doca, Presidente Dutra, Chapadinha, Bacabal e São Luís). O evento contou com as presenças dos prefeitos de Imperatriz, Sebastião Madeira; de São João do Paraíso, José Aldo; e de representantes culturais das Regiões Tocantina e Sul do Maranhão.
O Plano Estadual de Cultura é componente imprescindível do Sistema Estadual de Cultura sendo um conjunto de princípios, objetivos, diretrizes, estratégias e metas que devem orientar o poder público na formulação de políticas culturais. Sua importância como instrumento de desenvolvimento de programas, projetos e ações culturais irão garantir a valorização, o reconhecimento, a promoção, a preservação da diversidade cultural e a inclusão social no Estado do Maranhão. O próximo Fórum Regional Territorial Oeste acontecerá dia 29 de abril no munícipio de Zé Doca.
Segundo Olga Simão, os Fóruns Territoriais proporcionam a possibilidade dos produtores, gestores e fazedores de cultura de cada Região do Maranhão falarem de suas dificuldades e, ao mesmo tempo, forneceram sugestões para um Plano Estadual de Cultura que possa contribuir na política pública cultural. “Deste Fórum de Imperatriz já levamos propostas importantes de cada eixo temático (música, teatro, dança, memória, patrimônio etc.) para outros debates que acontecerão sobre o PEC nos demais”, afirmou a secretária de Cultura.
O prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, destacou a diversidade da cultura maranhense e a grandiosidade territorial do estado. “Por isso, acho louvável estes Fóruns Regionais que ouvirão os anseios de cada área cultural, dos municípios e das Regiões, a fim de concluirmos um Plano Estadual simples e eficiente, que possa servir de base para os Planos Municipais”, completou.
Também participaram do Fórum Territorial de Imperatriz, os conselheiros Lucena Filho (também presidente da Fundação Cultural de Imperatriz), Osório Neto, Calos Leen, a secretaria adjunta da Secma, Laura Amélia Damous; a presidente da Academia Imperatrizense de Letras, Edna Ventura; o gestor regional de Educação, Agostinho Noleto; o vice-prefeito de Imperatriz, Pastor Porto; entre outros convidados.
“Quero agradecer o empenho da Secretaria de Estado de Cultura, na pessoa da secretária Olga Simão, por possibilitar o debate sobre tão importante Plano Cultural para o Estado, que norteará a cultura nos próximos 10 anos”, afirmou Lucena Filho.
A construção do Plano Estadual de Cultura é gradual com discussões através da consulta pública na internet e em reuniões públicas. Em seguida, será encaminhado à Assembleia Legislativa para aprovação. Para a elaboração do PEC, 10 comissões setoriais foram criadas com a finalidade de trabalhar individualmente os segmentos da cultura. As comissões que foram criadas são: Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual, Cultura Popular, Gestão Pública da Cultura, Livro, Leitura e Biblioteca, Memória e Documentação, Museus, Música e Patrimônio Cultural.
O gestor, produtor cultural ou mesmo qualquer cidadão pode dar sua contribuição na formulação e conferir as últimas informações sobre o Plano Estadual de Cultura. Para tanto basta acessar o site www.ma.cultura.com. no Portal do PEC; ou mesmo fornecer sugestões pelo e-mail planodecultura.ma “mailto:@gmail.com (Marcelo Sirkis – Secom)