A abertura do I Fórum de Segurança Pública do Sul do Maranhão contou com a participação de vários segmentos sociais

A Prefeitura, por intermédio do Comando da Guarda Municipal de Imperatriz, GMI, em parceria com a Faculdade Facimp Wyden, realizou na última terça-feira, 21, a abertura do I Fórum de Segurança Pública do Sul do Maranhão.

Evento contou com a presença de todas as instituições locais, representantes de vários segmentos sociais, das indústrias de armas e munições, CBC, Taurus e Condor de produtos não letais e autoridades da Polícia Militar, Civil, Federal, Judiciário, Aeronáutico, Bombeiros, Marinha, 50ª BIS e Instituto Criminal. A estimativa é de que aproximadamente 600 pessoas, entre elas os alunos da GMI, estiveram presentes na abertura do Fórum.
O prefeito Assis Ramos, foi representado pelo secretário de Educação, Josenildo José Ferreira, que deu as boas vindas a todos, destacando que eventos como esse em que serão discutidos problemas da segurança pública é importantíssimo. "A segurança pública sempre foi e será tema de discussão e debate porque é um dos três pilares importantes em um governo, assim como os demais saúde e educação", enfatizou Josenildo.
A delegada titular da Delegacia de Polícia Federal em Imperatriz, Juliana Barros, falou da importância do evento, destacando a cooperação entre todas as instituições que fazem parte da segurança pública. "É a primeira vez que o município de Imperatriz, finca esse aspecto como prioridade, e é com muito prazer que nós da Polícia Federal estamos aqui participando e tenho certeza que nesses três dias, soluções concretas serão definidas para que sejam aplicadas em nossa cidade da melhor forma possível", enfatizou.
O juiz Adolfo Pires da Fonseca Neto, titular da Vara da Família da Comarca de Imperatriz, e diretor do Fórum Henrique de La Rocque, destacou que o I Fórum de Segurança Pública do Sul do Maranhão foi uma excelente ideia do comandante da Guarda Municipal. "A proposta foi exatamente integrar as forças e mostrar para a sociedade imperatrizense que de uma forma ou de outra, a prefeitura viabiliza uma forma de melhorar a segurança da cidade, com a criação da Guarda Municipal. A presença da cúpula da segurança pública na abertura do Fórum demonstra a importância da integração, bastante valiosa para todo o sistema de segurança, porque não adianta só a polícia trabalhar isolada, se não tiver apoio do Ministério Público, do Judiciário em geral, para algumas demandas pontuais", reiterou o magistrado.
A palestra da abertura foi feita pelo próprio Comandante da GMI, José Ribeiro, onde foi discutido o tema "Razões e Resultados da Integração da Segurança Pública". Nesta quarta-feira, 22 de maio, das 14 às 17h, foram ministrados cursos de extensão. Às 19 horas foram homenageados a três cidadãos que prestaram relevantes serviços a segurança pública de Imperatriz. O perito Mário Amorim (in-memorian), Antônio Leite, um dos pioneiros da criação do Instituto Médico Legal, IML em Imperatriz, que colocou na ocasião a Facimp a disposição para a perícias e o Coronel aposentado do Exército Brasileiro, ex-comandante do 50ª BIS e ex-Secretário de Segurança Pública do Maranhão, Guilherme Ventura. Às 20 horas, o promotor de justiça, Carlos Róstão, ministrou palestra, cujo tema foi "Integração da Segurança Pública e logo em seguida com o coordenador do curso de Direito, Paulo Henrique, foi abordado o tema "A Segurança Pública nas Cidades Inteligentes". (Dema de Oliveira-Ascom)

Dia 23 - Quinta-feira
14h às 17h - Cursos de Extensão
19h - Carta Compromisso
20h - Palestra: A mediação e conciliação como fator de  prevenção
Palestrante: Drª Ana Beatriz
20h - Palestra: Instalação e estruturação das Guardas Municipais
Palestrante: Dr. Marden Silva