Sistema visa garantir a segurança dos magistrados, servidores, operadores do Direito e jurisdicionados

O acesso ao fórum de Imperatriz está sendo feito por meio de detectores de metal, catracas eletrônicas e equipamentos de segurança instalados pelo Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA).
O sistema monitora a identificação e acesso de jurisdicionados, juízes, advogados e defensores públicos às dependências daquela unidade do Poder Judiciário. O objetivo é garantir um ambiente mais seguro às partes, visitantes e a todos os operadores do Direito que se dirigem ao local no exercício de suas atividades profissionais.
“O uso detectores de metal e catracas eletrônicas no acesso ao Fórum é uma iniciativa importante, pois visa não somente a segurança dos magistrados e servidores, como também de todos os operadores do Direito e dos cidadãos que buscam os serviços do Judiciário. O sistema evita o acesso de pessoas que tenham outros interesses que não o de buscar a justiça”, afirma o diretor do Fórum de São Luís, Marco Antonio Oliveira.
Instalado nas entradas principais do Fórum, o sistema opera com catracas eletrônicas, detectores de metal de formato pórtico e esteira com raio-x, para inspeção de bolsas e outros objetos portados por usuários dos serviços judiciais.
A medida atende à Resolução nº 176/2010 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que institui o Sistema Nacional de Segurança do Poder Judiciário.
Antes da operacionalização da medida, policiais militares, bombeiros e agentes de segurança privada foram treinados para operar os equipamentos e monitorar o acesso aos diversos setores do Fórum. As medidas são executadas pela Diretoria de Segurança Institucional.
Com o funcionamento do sistema de raio-x, as pessoas que portarem volumes fechados só terão acesso à área interna do Fórum se passarem pelo equipamento. Ao ser detectado na bagagem algum objeto proibido, será acionada imediatamente a equipe de segurança para providências.
O sistema – que exige a identificação de servidores por meio de crachás magnéticos com chip eletrônico de numeração única – faz cadastramento no próprio local e tem controle do registro de entrada e saída de pessoas no Fórum.
A coordenação do trabalho de implantação do sistema no âmbito do Judiciário maranhense é feito pela Comissão Permanente de Segurança Institucional do TJMA, que tem como presidente o desembargador Raimundo Barros, e pela Diretoria de Segurança Institucional, cujo diretor é o major Alexandre Magno.
Comarcas – O sistema de segurança será implantado ainda este ano nas comarcas de São José de Ribamar, Paço do Lumar, Timon e Caxias.