O Conselho Municipal de Meio Ambiente (Commam) promove, nos dias 4 e 5 de junho, no auditório do Palácio do Comércio, o I Fórum Ambiental da Mesorregião Tocantina, que vai discutir, entre outros temas, de saúde e desenvolvimento sustentável. O evento, que contará com as participações de representantes das mais diversas entidades, tem o apoio da Prefeitura de Imperatriz e empresas cidadãs.
Este seminário, de acordo com a presidente do Commam, Ivanice Cândido, consolida-se como o evento técnico e científico mais importante da região, uma vez que apresentará uma visão ampla do assunto “saúde e desenvolvimento sustentável”, abrangendo desde estudos acadêmicos até uma concepção governamental desta mesorregião, que abrange os estados do Maranhão, Pará e Tocantins.
O I Fórum Ambiental tem como objetivos debater a viabilização de políticas públicas de gestão ambiental para administrações públicas; propiciar debates, bem como a elaboração de alternativas junto à educação e apresentar soluções de implementação de programas de gestão ambiental, com informações sobre redução do consumo de energia, água e bens materiais, bem como a gestão adequada dos resíduos sólidos.
Objetiva, ainda, compartilhar experiências entre ambientalistas e estimular gestão ambiental e ciclo de vida dos rios, riachos e fontes naturais de água na região tocantina, bem como tomar importantes e necessárias decisões sobre a água no solo do estado. Tem como público alvo associações de prefeitos, entidades culturais e ambientais, escolas, universidades, sindicatos, movimentos sociais, entre outras organizações.
Programação
A solenidade de abertura, que contará com as presenças do prefeito Sebastião Madeira e do secretário de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, Enéas Nunes Rocha, contará também com a presença de Francisco Graziano Neto, o Xico Graziano, ex-secretário de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, que abrirá o evento com a palestra “Meio Ambiente e Qualidade de Vida”.
O ciclo de palestras prossegue com o tema “A economia cresce, a população envelhece e as doenças reaparecem. Por quê?”, que será desenvolvido pelo médico Irisnaldo Félix da Silva, especialista em Nefrologia pela Faculdade Federal de São Paulo e superintendente de Controle, Avaliação, Regulação e Auditoria da Secretaria Municipal de Saúde (Semus).
Na terça-feira (5) – Dia Mundial do Meio Ambiente – o ciclo de palestras começa com “Sustentabilidade no Meio Rural”, tema da palestra do médico veterinário Mauroni Alves Cangussu, presidente do Centro Brasileiro de Pecuária Sustentável, seguida da palestra “Imperatriz e seus recursos hídricos”, com o diretor conselheiro da Fundação Rio Tocantins, jornalista e ambientalista Domingos Cezar.
Em seguida, acontecem as visitas aos estandes da I Gincana Ecológica, com a participação das Secretarias de Educação e de Desporto e Lazer. O evento prossegue ainda pela manhã com a palestra “Agricultura Sustentável: Contribuição para uma alimentação saudável e a saúde do trabalhador rural”, com as professoras Ivaneide de Oliveira Nascimento e Anelcleia Rodrigues de Lima.
No período da tarde, realiza-se outra palestra bastante esperada com o ex-catador de lixo e educador ambiental Jocemar Silveira, responsável pela implantação do projeto Tá na Mão, do Governo de São Paulo, que trata da coleta e reciclagem de lixo no estado de São Paulo. Ele falará sobre “Geração de renda a partir da mudança de cultura e hábito dentro da reciclagem de resíduos orgânicos e inorgânicos”. (Comunicação)
Comentários