A retirada e estocagem de areia continuam em pauta por ocasião do Fórum

Domingos Cezar

Membros do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Commam) estiveram reunidos na tarde da última sexta-feira (26) para debater vários assuntos concernentes às questões ambientais do município. A reunião ordinária foi coordenada pela bióloga Ivanice Cândido Falcão Almeida, presidente do Conselho.
O principal assunto em pauta foi a realização do II Fórum Ambiental da Mesorregião Tocantina, que se realizará nos dias 3, 4 e 5 de junho, no Palácio do Comércio. Paralelamente ao evento, em 5 de junho - Dia Internacional do Meio Ambiente - realiza-se a Conferência Municipal de Meio Ambiente, com vistas à Conferência Estadual, prevista para acontecer em setembro, em São Luís.
De acordo com Ivanice Cândido, as inscrições para o Fórum já estão abertas desde a semana passada. A presidente do Commam observa que poderão se inscrever entidades, escolas e pessoas de todos os municípios que fazem parte da Mesorregião tocantina, dos estados do Maranhão, Pará e Tocantins. "Todos são bem vindos em participar desse fórum, que é de todos nós", afirma a bióloga.
Ela garantiu que o evento será abrilhantado com as participações de palestrantes que estão antenados com as questões ambientais, principalmente as que dizem respeito a resíduos sólidos. Tanto é que o tema escolhido para o II Fórum Ambiental é "Resíduos Sólidos e Coleta Seletiva: Responsabilidade de todos". "Vai ser muito importante essa troca de experiência entre os municípios", explica Ivanice.
Na reunião também foi feita a apresentação do projeto de revitalização do Viveiro Municipal, que está sendo mantido com recursos do fundo municipal. A presidente do Commam falou de sua importância em face à execução do projeto "Cidade Limpa", que também engloba a arborização de toda a cidade. "O projeto Cidade Limpa não se restringe apenas à limpeza da cidade. Ele vai muito além, com a arborização e, principalmente, com a educação ambiental".
A respeito desse projeto, Ivanice Cândido disse que o Conselho estabeleceu parceria com a Associação Comercial e Industrial de Imperatriz - ACII, cuja entidade, por intermédio do presidente Euclides Viêra, está incentivando seus associados a adquirir as lixeiras, onde eles podem veicular seus comerciais. O mesmo acontece com a empresa que patrocinar grades que protegem as mudas de árvores.
Na ocasião, foi criada uma comissão que vai organizar e coordenar a Conferência Municipal de Meio Ambiente, que elegerá os delegados para a IV Conferência Estadual de Meio Ambiente. Ela foi formada inicialmente pelos conselheiros Ivanice Cândido, Domingos Cezar (Fundação rio Tocantins), Vanderlene Brasil (Conselho de Biologia), Carlos Elpídio Cunha (Sinfra), Érika Ventura Rigo (Semed), Júlio Marcos Mourão (Sedes) e Luciano Davanso (CREA).