Jocemar Silveira: palestra sobre reutilização de resíduos
Auditório do Palácio do comércio esteve lotado durante os dois dias do fórum

Domingos Cezar

Realizado nos dias 4 e 5 de junho – Dia Internacional do Meio Ambiente, o I Fórum Ambiental da Mesorregião Tocantina se constituiu em um enorme evento, que contou com a participação de aproximadamente 400 pessoas e aconteceu no auditório do Palácio do Comércio. O local ficou pequeno para comportar estudantes, professores e ambientalistas que discutiram o tema “Saúde e Desenvolvimento Sustentável”.
Abertos na manhã de segunda-feira (4) pelo prefeito Sebastião Madeira, os debates do fórum foram conduzidos durante os dois dias de realização pela bióloga Ivanice Cândido Almeida e pelo ambientalista Domingos Cezar Ribeiro, presidente e relações públicas, respectivamente, do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Commam). O evento ambiental contou com o apoio da Prefeitura de Imperatriz e de empresas cidadãs, como a Soloteto Engenharia, Feirão dos Moveis e Ecoservice – Gestão de Resíduos.
Após a abertura oficial, começou o ciclo de palestras por intermédio do Mestre em Economia Agrária (USP) e Doutor em Administração (FGV), Francisco Graziano Neto, o Xico Graziano, ex-deputado federal e ex-secretário de Meio Ambiente do Estado de São Paulo. Graziano, que veio pela segunda vez a Imperatriz, proferiu a palestra “Meio Ambiente e Qualidade de Vida”, muito elogiada por todas as pessoas que tiveram a oportunidade de assisti-la.
Deu sequência no primeiro dia do fórum as palestras do médico Irisnaldo Felix da Silva, superintendente de Controle, Avaliação, Regulação e Auditoria da Secretaria Municipal de Saúde e do professor doutor Paulo Roberto da Silva Ribeiro, professor da Universidade Federal do Maranhão (Ufma) e conselheiro municipal de Meio Ambiente, os quais abordaram temas relacionados à saúde e tratamento e disposição dos resíduos sólidos.
O ciclo de palestras recomeçou na manhã de terça-feira (5) com a palestra “Sustentabilidade no Meio Rural”, com o médico veterinário Mauroni Alves Cangussu, seguida da explanação do ambientalista Domingos Cezar Ribeiro, que abordou o tema “Imperatriz e seus Recursos Hídricos”. As professoras Ivaneide de Oliveira e Ane Rodrigues de Lima falaram sobre “Agricultura Sustentável: Contribuição para uma alimentação Saudável”.
Responsável pela implantação do projeto Tá na Mão, do Governo de São Paulo, o ex-catador de lixo e agora educador ambiental Jocemar Silveira ministrou a palestra “Geração de Renda a partir da mudança de cultura e hábito dentro da reciclagem de resíduos orgânicos e inorgânicos”. O presidente da Associação de Catadores de Imperatriz, José Ferreira Lima falou das experiências de coleta seletiva nesta cidade.
Finalmente, a presidente do Commam, Ivanice Cândido Falcão, encerrou com a palestra “Conselho Municipal de Meio Ambiente e suas Atribuições”, que motivou acirrados debates. Este momento esteve a cargo da promotora da Vara de Defesa do Meio Ambiente, Gisele Cunha, que também apresentou propostas que contribuíram com o debate.