Domingos Cezar
As inscrições para as pessoas e instituições interessadas em participar do I Fórum Ambiental da Mesorregião Tocantins encontram-se abertas e podem ser feitas - via internet - no site da Prefeitura Municipal de Imperatriz, mais especificamente no link do Conselho Municipal do Meio Ambiente – COMMAM. A informação foi prestada pela presidente do COMMAM, bióloga Ivanice Cândido Falcão Almeida.
Abordando o tema central “Saúde e Desenvolvimento Sustentável: Necessidade de Todos”, o fórum se realizará nos dias 04 e 05 de junho, no auditório do Palácio do Comércio, gentilmente cedido pela diretoria da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz - ACII, uma das 24 entidades com assento no Conselho de Meio Ambiente.
O evento tem como público alvo associações das prefeituras, entidades culturais, escolas, alunos, educadores, fóruns sociais, Organizações Não-Governamentais – ONGs, sindicatos de classe, universidades, faculdades, escolas profissionalizantes, institutos, outras organizações e todas as pessoas interessadas nessa questão.
De acordo com Ivanice Cândido, o fórum terá como principais objetivos debater a viabilização de políticas públicas de gestão ambiental, saúde e desenvolvimento sustentável para a administração pública; provocar um amplo debate e elaboração de alternativas junto à educação nesse avanço rumo a uma sociedade mais justa e sustentável.
Busca, ainda, apresentar soluções de implementação de programas de gestão ambiental, com informações sobre redução do consumo de energia, água e bens materiais, bem como a gestão adequada de resíduos sólidos (lixo); trocar experiência entre ambientalistas e estimular gestão ambiental e ciclo de vida dos rios, riachos e fontes naturais da região tocantina.
“O I Fórum Ambiental passou a constituir-se no mais amplo espaço para articulação de iniciativas sociais, para o desenvolvimento do pensamento crítico, sob a ideia comum de que saúde e desenvolvimento sustentável são necessidades de todos”, afirma Ivanice, acrescentando que o Fórum é também um espaço aberto que busca o aprofundamento, reflexão, debate, intercâmbio e formulação de propostas em relação ao meio ambiente.
Para a coordenação, o I Fórum consolida-se como o evento técnico e científico mais importante da região sul maranhense, apresentando em seu tema central uma visão ampla do assunto que abrange desde estudos acadêmicos até a visão governamental e empresarial da mesorregião. “Assim é o I Fórum, temático e organizado para alimentar este grande processo de preservação ambiental”, esclarece Ivanice Cândido.
A presidente observa, ainda, que a saúde é um direito e dever do Estado, enquanto seu conceito, pensado sob a perspectiva do desenvolvimento humano e sustentável, deve considerar não só a esperança de vida ao nascer, mas também o direito de viver num ambiente saudável. “Em um curto período de tempo, o conceito de saúde e sustentabilidade evoluiu, alcançando a intersetorialidade, com receptividade e aceitação por parte de todos os atores da sociedade”, conclui.
Comentários