Hemerson Pinto
“Os líderes têm que se unir, fortalecer e buscar junto ao poder público melhores condições para seus bairros, e qualidade de vida para os moradores”. É a opinião do presidente da Associação de Moradores, Amigos e Benfeitores do bairro Boca da Mata, em Imperatriz, Cícero Melo.
São quase 20 anos envolvidos com os problemas da comunidade onde mora. Com a experiência adquirida, Cícero orienta lideranças antigas e jovens que estão começando a ‘vestir a camisa’ de associações de moradores e de movimentos que têm o objetivo de abrir os olhos do imperatrizense para fiscalizar as gestões e correr atrás de benefícios para cada um dos bairros.
“Os problemas de uma cidade como Imperatriz não são de uma gestão, mas de muitas gestões anteriores. Cabe ao líder comunitário não desestimular, conhecer bem o bairro e os moradores, ouvir as demandas e saber para onde encaminhá-las”, explica Cícero, que ultimamente tem realizado encontros com lideranças de bairros de Imperatriz para discutir, entre outros temas, o trabalho em conjunto para fortalecer a luta social.
Acompanhando nos veículos de comunicação da cidade, informações sobre protestos e outras formas de pessoas reivindicarem melhorias para os bairros, Cícero entende que é necessário empenho maior de lideranças que andam ‘apagadas’ para iniciarem o debate dentro de suas associações.
“Infraestrutura é o principal problema, mas vêm saúde, saneamento básico e muito mais. É preciso uma demanda maior de cobrança, feita com inteligência. É reunir os moradores, ouvir, enviar ofícios para a Prefeitura e a Câmara de Vereadores, local que deve sempre frequentar. Não desistir, e quem estiver sentindo-se cansado, não abandonar o combate, mas procurar novas forças, em novas pessoas”, deixa a orientação.
Comentários