Segundo dados estatísticos, a economia da cidade de Imperatriz vem apresentando desde 2002 uma evolução do Produto Interno Bruto/ PIB, conforme pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística / IBGE. Além do forte comércio e do setor de serviços, a cidade possui um expressivo parque industrial e é referência comercial para populações de diversas cidades do sul do Maranhão, o que contribui diretamente para o aquecimento ainda maior da economia da capital tocantina. 

 Com mais de 255 mil habitantes, Imperatriz é a segunda maior cidade do Maranhão, e atrai cada vez mais empresas referência no mercado, que buscam contribuir com o crescimento da cidade: para o segundo semestre de 2018, empresas como Potiguar, Magazine Luiza e Renner são apostas para o desenvolvimento econômico do município.
 Ao definir sua estratégia de expansão no Maranhão nesse ano de 2018, o Grupo Potiguar, que inaugurou recentemente sua primeira loja em Imperatriz, escolheu a cidade, por reconhecer que a região é uma das mais prósperas regiões não somente do Maranhão, mas de todo o país. “Nós acreditamos na forte economia da cidade, e não medimos esforços para encantar a população tocantina e estar à altura do que o povo do sul do Maranhão merece”, explica Marcelo Brasil, presidente do grupo.
 Localizada no  bairro Coco Grande, S/N, KM 252, BR 010; a nova loja Potiguar Imperatriz conta com 3mil metros quadrados e 2mil metros quadrados de depósito, além de 01 unidade da Terrazoo e já está em funcionamento desde a última segunda – feira (23.07). 
Ainda esse semestre, a cidade deve receber mais duas lojas de nome nacional: a Magazine Luiza, considerada uma das 10 maiores varejistas brasileiros, e a Renner, uma das maiores lojas de departamento do Brasil, chegam em Imperatriz para fortalecer ainda mais a economia. As âncoras já estão em fase de obras e devem fazer parte da expansão do Imperial Shopping que, realizada esse ano, abriu espaço para 16 novas lojas no empreendimento. (Assessoria)