Para começar a cerimônia de formatura do Programa Brasil Alfabetizado (BRALFA), de responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), a Companhia Reviver da Associação Pró-Idoso emocionou os presentes com uma apresentação musical. Ao todo, 600 alunos concluíram, na última quarta-feira (20), a etapa 2013-2014 do programa.
Letícia Silva Alves, coordenadora local do BRALFA, declara que desde 2009 já foram alfabetizados quase cinco mil alunos: “O Brasil Alfabetizado é voltado para a alfabetização de jovens, adultos e idosos e se torna efetivamente uma porta de acesso à cidadania e o despertar do interesse pela elevação da escolaridade. Desde 2009, foram alfabetizados 4.924 alunos”.
Emocionado, o aluno Valdeny Batista de França afirmou que a educação é uma porta de acesso a uma vida melhor: “É muito bom trabalhar, mas o estudo é melhor. Eu acredito que na vida conseguimos algo com trabalho e com esforço, mas se não tivermos estudo não teremos conhecimento e sem ele o homem não enxerga para onde vai”.
Zesiel Ribeiro, secretário de Educação, revela a satisfação de participar de mais uma formatura do BRALFA e afirma que, além do aprendizado da leitura, esses alunos conquistam sua independência e cidadania.
“É uma alegria para nós participarmos de um momento como este. Olhando para o rosto de cada aluno, vemos pessoas que deram um importante passo em direção ao conhecimento. Todos os alunos estão de parabéns por essa conquista. Parabenizo a equipe que coordena este programa em Imperatriz e aos alfabetizadores voluntários que buscam os alunos em suas casas para formar turmas e os motivam a não desistir. Aqui em Imperatriz, a Secretaria Municipal de Educação dá todo o suporte para realização das ações deste programa porque eu acredito que é possível erradicar o analfabetismo em todo o nosso país; basta apenas que o governo queira e que desenvolva um trabalho sério, como este do Brasil Alfabetizado em Imperatriz”.
“Que bom que participamos de um momento tão importante que irá marcar a história de todos nós. Imagino que há oito meses, quando começaram as aulas do Brasil Alfabetizado, alguns alunos estavam desanimados e outros com muita alegria com uma oportunidade. O certo é que todos os alunos agora podem olhar para trás e ver que sem o domínio da leitura e da escrita não eram cidadãos completos e hoje todos os 600 alunos que receberam o certificado de conclusão do Programa Brasil Alfabetizado são cidadãos completos e é isto que enaltece uma cidade, um povo e uma nação, é o conhecimento. Pois é o conhecimento que levanta uma sociedade”. Pastor Porto, vice-prefeito de Imperatriz.
Objetivo - “O Programa Brasil Alfabetizado tem o objetivo de promover a superação do analfabetismo entre jovens com 15 anos ou mais, adultos e idosos e contribuir para a universalização do ensino fundamental no Brasil. Sua concepção reconhece a educação como direito humano e a oferta pública da alfabetização como porta de entrada para a educação e a escolarização das pessoas ao longo de toda a vida”. [Luana Barros –ASCOM]
Comentários