Hemerson Pinto
Poucos dias após a publicação da matéria “Buracos dão ‘boas vindas’ a quem chega ou sai do Maranhão e Tocantins” por O PROGRESSO, a Secretaria de Estado de Infraestrutura iniciou na última terça-feira uma operação para eliminar as crateras que incomodam condutores de veículos que trafegam entre os estados do Maranhão e Tocantins pela ponte Dom Affonso Felippe Gregory.
Os buracos, alguns de tamanhos consideráveis, se formavam ao longo da Avenida Luís de França Moreira, via que liga a BR-010 à ponte sobre o rio Tocantins. No dia em que nossa reportagem percorreu o trecho entre os dois estados, colheu depoimentos de pessoas que alertaram para os riscos de acidentes. Alguns entrevistados afirmaram que à noite os riscos são maiores, somando as crateras à escuridão.
Do lado tocantinense, a situação é parecida e os buracos surgiram principalmente em duas curvas no acesso à ponte pelo vizinho estado. A escuridão naquele local também foi citada por entrevistados como um perigo a mais para os riscos de acidentes.
Na tarde de quarta-feira, fizemos o mesmo percurso e registramos equipes da Sinfra tapando buracos e retirando cerca de 100 metros de camada asfáltica (lado maranhense) para ser colocado asfalto novo. Para realizar os serviços alguns trabalhadores ficaram responsáveis por organizar o trânsito, sinalizando os trechos em obra.
A expectativa agora é pelo fim da buraqueira no acesso à ponte pelo estado do Tocantins, onde até o final da tarde de ontem, nem sinal de homens trabalhando. Outra observação feita por condutores que cruzam o rio Tocantins usando a ponte é o mato que cresce ao lado da pista ocupando alguns centímetros do acostamento, tanto no Maranhão quanto no Tocantins.
Comentários