Edimilson Marques encaminhado ao posto de saúde para os cuidados necessários com a diabetes

Mais de 304 mil atendimentos já foram realizados pela Força Estadual de Saúde do Maranhão (Fesma), nos 30 municípios inseridos no plano “Mais IDH”. Para atender a toda essa demanda, foram contratadas 120 profissionais que compõem a equipe multiprofissional da Secretaria de Estado de Saúde (SES), atendendo nos domicílios.
A Força Estadual de Saúde desenvolve o trabalho na fase de atenção primária às pessoas, e em seguida, encaminha os pacientes ao sistema de saúde especializado nos municípios centralizados. A metodologia visa evitar os agravos de mais incidentes nestes municípios, como a mortalidade materna e infantil; hanseníase; diabetes e hipertensão, doenças as quais apresentam grande indicadores nos municípios de menor IDH.
Nesta semana, a aposentada Raimunda Ferreira foi uma das pacientes que passou a contar com os cuidados da Fesma. Aos 80 anos, a moradora de Brejo de Areia, município localizado na região Oeste maranhense, a 350 quilômetros de São Luís, foi identificada com hipertensão e doenças do coração.
Na mesma cidade, o senhor Edimilson Marques também passou pelo atendimento da Força Estadual de Saúde. Paciente diabético, dependente de insulina, foi encontrado pelos profissionais há oito dias sem tomar a medicação. Foi encaminhado diretamente ao posto de saúde para os cuidados necessários. A medicação foi reajustada e o paciente e a cuidadora foram orientados sobre o não abandono do tratamento e alimentação saudável.
“Com a implantação da Força Estadual de Saúde do Maranhão, nós estamos acabando com os antigos vazios assistenciais nessas localidades, onde a população que não tinha cobertura de equipe médica e dos outros profissionais especializados, passam a ter a garantia do atendimento. As esquipes vão até as residências das pessoas e nos locais onde eles não tenham acesso a saúde pública”, afirmou o secretário adjunto da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde, Marcelo Rosa.