Hemerson Pinto
A fumaça podia ser vista de longe na tarde do último sábado e fez banhistas da Praia do Cacau reclamarem. “Apesar de não estar chegando aqui, mas a gente se preocupa com a possibilidade de uma chama trazida pelo vento atingir uma dessas barracas de palha. Pega em todas na mesma hora”, comentou o professor Ronaldo Moreira, de visita a Imperatriz.
A cena observada por Ronaldo foi a mesma flagrada e registrada em fotos pela Defesa Civil do Município de Imperatriz: fumaça escura em decorrência de um incêndio na vegetação de uma fazenda localizada logo ao lado da Praia do Cacau.
“Fomos verificar e notamos que o fogo está prejudicando a mata ciliar, importante para a proteção do Rio Tocantins. E ainda oferece risco de incêndio aqui na praia, pois ventila muito por aqui e o tempo seco contribui”, comenta o superintendente da Defesa Civil, Francisco das Chagas.
O registro do dano provocado ao meio ambiente (o incêndio será analisado se foi de propósito ou acidental) foi encaminhado para autoridades competentes que devem discuti o assunto e tomar medidas para que outros casos sejam evitados.
Segundo a Defesa Civil, durante todo o domingo a área foi monitorada e nenhum foco de incêndio foi notado. “Após publicarmos sobre a situação e levarmos ao conhecimento das autoridades”, comemorou Francisco das Chagas.
Comentários