Por volta de 14h de ontem, uma imensa nuvem de fumaça era notada em uma das extremidades de Imperatriz. O PROGRESSO seguiu a pista e chegou ao local depois de percorrer alguns quilômetros a partir do centro da cidade. O fogo ganhava altura e terreno, na área de mato seco localizada atrás da estação de tratamento de esgoto, próximo ao Parque Independência.
O trabalhador de uma construção informou que viu uma fumaça fraca no meio do mato, por volta de 13h. Minutos depois, o fogo se expandiu. O clima de temperatura alta, o mato seco e elementos como sacos, papelão e litros de plásticos existentes no local contribuíram com o aumento das chamas. O fogo avançava em direção a uma área de fazenda e não oferecia riscos aos condomínios construídos próximo ao local.
Em contato com o 3º Grupamento de Bombeiros Militar de Imperatriz, O PROGRESSO recebeu a informação de que o caso acompanhado por nossa reportagem foi um dos primeiros este ano. “Está começando o período de veraneio, esse tipo de ocorrência deve aumentar nos próximos dias, principalmente depois de 20 de julho”, quando o clima permanecerá mais seco, de acordo com o Soldado M. Alves.
O militar declarou que no ano passado os bombeiros receberam inúmeras chamadas para combater focos de incêndio em regiões de mato em fazendas da região e até mesmo em regiões de mato na zona urbana, como é o caso do incêndio testemunhado ontem por este diário. “Este ano estamos ainda mais preparados para atender esses casos”, disse.
M. Alves recomendou cuidados ao colocar fogo em entulho, lixo ou pequenas roças próximas a áreas de mato seco. “A pessoa vai fazer um pequeno fogo paga queimar o lixo, limpar a roça e acaba provocando um grande incêndio. É preciso ter cuidado”, alerta. (Hemerson Pinto)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14747
Comentários