Audiência pública na UEMA com excelente participação e várias proposições

Membros do Fórum Municipal de Educação (FME), sob a liderança da coordenadora Maria de Fátima Vale Sousa se reuniram no início da semana para avaliar as audiências públicas realizadas nas instituições de ensino superior (IES), aonde receberam proposições a serem analisadas pelo Fórum antes de enviar o documento à Câmara Municipal para discussão e votação dos vereadores.
Os representantes das entidades civis e órgãos governamentais que integram o FME apreciaram e votaram adesões ao Fórum; as ausências de alguns membros, o acréscimo de metas consideradas estratégicas para o ensino médio e superior, entre outros encaminhamentos. Os membros também apreciaram a escolha da nova coordenação do Fórum, uma vez que foi a última reunião comandada pela professora Fátima Vale.
A primeira Audiência do Fórum realizou-se na Faculdade de Educação Santa Terezinha – FEST, com a participação de 73 alunos e 13 proposições. A segunda aconteceu no auditório da UEMA, com a participação de 107 acadêmicos e 18 proposições apresentadas. A terceira realizou-se na Faculdade de Imperatriz – FACIMP, com a presença de 122 alunos e 20 proposições apresentadas.
A quarta audiência pública aconteceu no IFMA, quando se fizeram presentes 93 alunos, dos quais foram apresentadas 28 proposições. A quinta audiência ocorreu na UNISULMA, com a participação de 113 acadêmicos e 34 proposições apresentadas. E por último, numa movimentada audiência na UFMA, participaram 172 acadêmicos, os quais apresentaram 26 proposições.
O Fórum recebeu ainda 54 proposições por intermédio de seu site, que ficou no ar durante o período das audiências. Desta forma, foram contabilizadas as participações de 680 pessoas nas audiências, totalizando 192 proposições a serem analisadas pelos membros, antes que o documento seja enviado à Câmara para discussão e aprovação dos vereadores para que possa se tornar lei.
Os membros do Fórum aprovaram – por unanimidade – a aceitação do Instituto PES – Projetos Educacionais e Sócio Ambientais, coordenado por Nilcéa Martinho, como membro do Fórum. Numa eleição bastante concorrida, foi eleita como a nova coordenadora do FME, Inês de Jesus Silva, que no Fórum representa o Centro de Cultura Negra Negro Cosme. (Domingos Cezar/ASCOM)