Junina Flor de Mandacaru, de Açailândia, verdadeira apoteose

Domingos Cezar

Com o tema “O Divino sou eu”, a quadrilha junina Flor de Mandacaru foi a última agremiação a se apresentar na noite de abertura (quinta-feira) no colossal Arraiá da Mira instalado na área de estacionamento do Shopping Imperial, em Imperatriz.
Já tinha entrado a madruga quando a junina de Açailândia entrou em cena, mas as arquibancadas e áreas de mesas estavam completamente lotadas de pessoas, que aguardavam com paciência a apresentação da quadrilha junina Flor de Mandacaru.
Apresentando o maior número de participantes dos que as demais juninas que se apresentaram anteriormente, o grupo folclore fez uma viagem de Portugal para São Luís e Alcântara destacando o bumba-meu-boi e o Divino com suas caixeiras, tradição de Alcântara.
“Os devotos do Divino, vão abrir sua morada, pra bandeira do menino, ser bem-vinda, ser louvada. Deus nos salve esse devoto, pela esmola em vosso nome, dando água a quem tem sede, dando pão a quem tem fome. No estandarte vai escrito, que ele voltará de novo, e o Rei será bendito, ele nascerá do povo”.
Com esse canto vibrante entoado por um coral de mais de cem vozes dos seus brincantes, a junina Flor de Mandacaru arrancou aplausos do público presente. Cultura, tradição, religiosidade, fé e respeito às diversidades estavam inseridas no enredo da Flor de Mandacaru.
Com um figurino impecável, luxuoso, cenário digno das grandes peças teatrais e de cinema, além de um roteiro cênico e musical do mais alto bom gosto, a Flor de Mandacaru mostrou às pessoas presentes que se encontra preparada para representar o Maranhão, na competição a nível de Nordeste.
O grupo folclórico de Açailândia recebe o patrocínio do Governo Federal, por intermédio do Ministério da Cidadania, Secretaria Especial da Cultura, Lei Estadual de Incentivo à Cultura, Centrais Elétricas do Maranhão e AVB – Aço Verde do Brasil.
Apresentaram-se ainda na noite de quinta-feira, 6, no Arraiá da Mira as seguintes quadrilhas juninas: Flor do Ribeirão (Governador Edison Lobão), Unidos pelo São João (João Lisboa), Junina Conceição (Imperatriz), Raio Luna (Montes Altos) e Mensageiros (Imperatriz).
Na noite deste sábado se apresentarão no Arraiá da Mira, as juninas Dançando ao Luas (Pinheiro), Vira e Mexe (Parnarama), Sai de Baixo (Caxias), Os Garapas (Bacabal), Saia Rasgada (São José dos Basílios) e Beija Flor dos Cocais (Caxias).