Rio Tocantins em Marabá-PA

Hemerson Pinto

O trabalho iniciado ainda no primeiro semestre se estende até o final do mês de agosto. As equipes da Marinha envolvidas na ‘Operação Verão’ ainda terão muito trabalho pela frente. A fiscalização é realizada pela Agência Fluvial de Imperatriz, que abrange 52 municípios da região, banhados pelos rios Tocantins e Araguaia.
O objetivo da fiscalização é verificar a documentação de embarcações e seus condutores e a disposição de equipamentos de segurança, como coletes, para a tripulação e os passageiros. Também é verificado o funcionamento de cada embarcação, de médio, grande ou pequeno porte, encontradas em navegação ou às margens dos rios.
As ações devem evitar o excesso de passageiros e vai alertar os cuidados com a circulação de barcos em áreas próximas a concentração de banhistas. O condutor de embarcação que foi abordado se a documentação do barco será notificado e terá o prazo de oito dias para se regularizar.
As equipes envolvidas na operação se revezam entre os horários e pontos de atuação. No município de Imperatriz a Marinha fiscaliza cerca de 12 km do rio Tocantins.