Hemerson Pinto

Os servidores da Fiscalização Agropecuária do Estado do Maranhão, vinculados à Agência Estadual de Defesa Agropecuária, AGED-MA, realizam nesta quarta-feira um café da manhã que deve reunir trabalhadores das unidades da agência na região e da Regional de Imperatriz. O ato é uma manifestação relacionada à greve que começou na última segunda-feira. O café da manhã acontece na sede da AGED, na Rua Coronel Manoel Bandeira, Centro.
A paralisação tem o objetivo de conquistar direitos da categoria descritos na pauta de reivindicações dos servidores para o ano de 2014, entre elas realização do concurso público para a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Maranhão; adicional de insalubridade; concessão de gratificação; isonomia salarial; criação de cargos e gratificações e regulamentação das atividades.
No ato a ser realizado, os servidores da AGED - Regional de Imperatriz, aguardam trabalhadores das unidades dos municípios de Amarante do Maranhão, Buritirana, Senador La Rocque, João Lisboa, Montes Altos, Lajeado, São João do Paraíso, Governador Edison Lobão, Ribamar Fiquene, Porto Franco, Estreito, São Francisco do Brejão, Cidelândia, Vila Nova dos Martírios, São Pedro da Água Branca, Buriticupu e Bom Jesus das Selvas.
Em todos os municípios relacionados anteriormente, os servidores estão realizando suas manifestações desde o início da paralisação. 
Os servidores da Fiscalização Agropecuária são os responsáveis pela inspeção e fiscalização dos produtos de origem animal e vegetal que chegam à mesa da população. O trabalho tem o objetivo de evitar a falsificação e adulteração de produtos, o que pode colocar em risco a saúde do consumidor. A venda e o uso de agrotóxicos que podem prejudicar a saúde humana e o meio ambiente. Também fiscalizam propriedades rurais, rebanhos e lavouras.