Wescelau Brito recebe título benemérito
Entrada do Pavilhão Nacional

A história da Loja Maçônica Firmeza e Humanidade Imperatrizense começa no ano de 1962, quando sete cidadãos comprometidos em trazer benefícios para a cidade de Imperatriz resolvem se deslocar até a cidade de Marabá-Pará para conhecerem e iniciarem nos Augustos Mistérios da Maçonaria e depois trazer aquela fonte de conhecimento e sabedoria para a cidade que dedicavam suas vidas e assim foi que no dia 23 de março daquele ano iniciaram na A.’.R.’.L.’.S.’. Firmeza e Humanidade Marabaense nº 06, Renato Cortêz Moreira, José de Ribamar Cunha, Moacir Campos Milhomem, Coriolano Milhomem, Aderson Baiano da Silva, Josino Gomes Bandeira e Enéas Fontinele Bastos. Naquele período, os cidadãos imperatrizenses e agora irmãos dessa Ordem Milenar se sacrificaram para poderem mensalmente irem assistir às reuniões naquela longínqua cidade, ainda sem estradas para lá chegarem. Persistentes e com apoio de valorosos irmãos daquela Sublime Loja, decidiram que era hora de instalarem uma Loja na cidade de Imperatriz e em 05 de novembro de 1963 fundaram a Loja Maçônica Firmeza e Humanidade Imperatrizense, primeira Loja Maçônica em solo imperatrizense, e com nome dado em homenagem à loja mãe, Firmeza e Humanidade Marabaense, iniciando também a história da Maçonaria em Imperatriz e região tocantina.
Inicialmente os trabalhos da Firmeza e Humanidade Imperatrizense eram realizados na Rua Tereza Cristina, próximo à atual Panificadora Pão Delano, na residência de Josino Gomes, e neste endereço trabalharam até ser regularizada e incorporada ao Grande Oriente do Maranhão, data também muito importante para a Loja.
A partir do dia 13 de maio de 1966, a Firmeza e Humanidade sai da Jurisdição da Grande Loja do Estado do Pará e vem a ser incorporada sob a Jurisdição do Grande Oriente do Brasil no Maranhão, e passa a funcionar na Rua Godofredo Viana, nº 429, no centro da cidade.
Em 1969, sob a Direção do Venerável Mestre, Pedro Ramos Rocha, é lançada a Pedra Fundamental da Construção do Templo e em 15 de dezembro de 1974, já sob a direção do Venerável Mestre Ubirajara Parreira, sagra-se o Templo em seu terceiro e atual endereço, na Rua Coriolano Milhomem, nº 1345 – Praça Tiradentes.
A Loja Maçônica Firmeza e Humanidade Imperatrizense foi presidida até o momento por 16 Veneráveis Mestres: Renato Cortez Moreira, Pedro Ramos Rocha, Ubirajara Parreira da Silva, Antonio Julimar Queiroz Barbosa, Francisco dos Santos Soares, Coriolano Milhomem, Antonio Carlos da Mota Bandeira, José Batista Sobrinho, Lamartine Milhomem, Pedro Neto Pinheiro dos Santos, José Vanderlan dos Santos Barros, Nivaldo da Silva Veloso, Ricardo Germano Zenkner, Lourival Pereira Nascimento, Nailton Jorge Ferreira Lyra e Dhyan Carlo Cruz Bandeira.
A Firmeza e Humanidade Imperatrizense se divide em Graus Simbólicos e Graus Filosóficos, podendo os componentes de seu quadro chegarem ao Grau máximo da maçonaria, o Grau 33. Doze irmãos de seu quadro de obreiros possuem este Grau.
Em seus 50 anos de atividades ininterruptas, a Loja Maçônica Firmeza e Humanidade Imperatrizense, precursora da maçonaria na região Tocantina, contribuiu de forma efetiva em todas as atividades da sociedade imperatrizense.
Com abnegados Irmãos de seu Quadro de Obreiros e outros poucos dedicados cidadãos desta comunidade, foram conhecer as atividades do Rotary Club na cidade de Carolina – MA e decidiram pela sua fundação em Imperatriz, formando assim o Rotary Club Imperatriz.
A ACII - Associação Comercial e Industrial de Imperatriz - em seus 53 anos de atividade teve 19 Presidentes, destes 10 eram maçons e desses 10, 6 faziam parte desta Loja, são eles: Dorgival Pinheiro de Sousa, Moacir Campos Milhomem, Francisco dos Santos Soares, José Coelho Batista, Ildon Marques de Sousa e Antonio Julimar Queiroz Barbosa, sendo que o Ir.’. Francisco dos Santos Soares, o “Franciscano”, a presidiu por três mandatos alternados. No mandato atual o Ir.’. Ricardo Germano Zenkner faz parte da Presidência da casa ocupando o cargo de 1º Secretário.
No Poder Legislativo Municipal tivemos vários representantes, podemos citar entre eles o Ir.’. Moacir Campos Milhomem, José de Ribamar dos Santos Veiga, Adhemar Alves de Freitas, Francisco Freitas Filho, Edson Rosa Caldeira, Joaquim Paulo de Almeida, Francisco Paulo de Almeida, Jorge Ney Mota Bandeira, Ribamar Milhomem, Nelson Martins Bandeira Neto, Garrone José Guimarães, Raimundo Costa e destes Irmãos alguns assumiram também como Presidentes de nosso Legislativo.
Como prefeito desta cidade tivemos os Irmãos Renato Cortez Moreira, Carlos Gomes de Amorim, Ildon Marques de Sousa e ainda como Interventores os IIr.’. Dorian Teles de Menezes e Raimundo Bandeira Barros, além do vice-prefeito, Irmão Dorgival Pinheiro de Sousa.
Na Associação Médica tivemos como presidente o nosso Ir.’. Nailton Jorge Ferreira Lyra, que também foi secretário de Saúde do Município de Imperatriz.
No Comando do 50º Batalhão de Infantaria de Selva tivemos os Irmãos Anatólio dos Santos Junior e Baddy Mitre, atual comandante, além de vários outros oficiais.
Deixamos também, nesta oportunidade, aqui registrado, o orgulho de ter feito parte em nosso Quadro de Obreiros o Saudoso Irmão Jurivê de Macedo.