A Federação das Indústrias  do Estado do Maranhão (FIEMA) realiza hoje, em Imperatriz,   o curso " COMO ATENDER A FISCALIZAÇÃO DO TRABALHO?" .  De acordo com o engenheiro João Neto Franco, diretor da entidade, será "um curso para empresários e especialistas, com uma metodologia técnica e direta".    

Que cuidados você deve tomar ao receber o fiscal do trabalho na sua empresa; que documentos podem ser exigidos; quais os limites da atuação do fiscal do trabalho? Estes são temas a serem abordados durante o curso, que será realizado das 14h às 22h, no Auditório FIEMA-Imperatriz, com o consultor da CNI Marcelo Carvalho.
João Neto observa que "saber as respostas dessas e de outras perguntas é um passo importante para evitar autuações e multas".
A FIEMA, em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), busca ampliar a representatividade e sustentabilidade dos sindicatos patronais, por meio do Programa de Desenvolvimento Associativo - PDA, o qual realiza ações de capacitação, consultorias, além de reforçar sua habilidade em ofertar soluções que contribuam para a competitividade das indústrias. 
Entre as ações realizadas,  há Planejamento Estratégico do Sindicato; Encontros setoriais entre sindicatos patronais e associados; Dialogo sobre a competitividade da Indústria; Capacitação; Mesa Redonda; Cadastro industrial; Cartilha de Fortalecimento Sindical; Condomínio sindical; Portfólio dos Sindicatos; Dia do Empresário da Indústria e Palestras.
A ideia é criar uma base de representação forte e sustentável, capaz de reforçar as condições para a atuação do Sistema Indústria na defesa dos interesses da base industrial. Tudo é planejado sempre a partir de uma visão estratégica bem alinhada, voltada para o desenvolvimento sustentável do país. Desta forma, entre os resultados esperados estão:
- Sindicatos mais capacitados e estruturados para desenvolver suas atividades;
- Ampliação da base de indústrias associadas aos sindicatos;
- Maior conhecimento da base industrial sobre o papel dos sindicatos e maior participação na vida sindical; e,
- Maior aproximação entre a base industrial e o Sistema Indústria para utilização dos serviços.
O PDA é fruto de uma parceria entre CNI, Federações e Sindicatos  de Indústrias para fortalecer a representação empresarial, especificamente, o sistema de representação da indústria.