Empresários e representantes de indústrias de Imperatriz se reúnem nesta terça-feira, 7, a partir das 14 horas, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) no município, para discutir o impacto das tarifas de energia elétrica sobre a competitividade do setor.

Eles participam do curso “Como reduzir sua tarifa de energia elétrica?”, promovido pela FIEMA, como parte das ações do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), dentro do projeto Associa Indústria, realizado em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI). O curso é gratuito e será realizado somente hoje, 7, das 14h às 22h, na sala de treinamento da FIEMA na cidade de Imperatriz.
Convidado a explanar sobre o tema, o consultor da CNI, Carlos Eduardo Santos, detalhará a composição da conta de energia elétrica das indústrias, orientando os empresários sobre como analisá-la, a fim de identificar oportunidades de otimizar custos.
Além disso, o especialista colocará em discussão o impacto das tarifas sobre a competitividade das empresas e a união dos empresários, por meio dos sindicatos, para defender mudanças.
O consultor Carlos Eduardo Santos é engenheiro de produção pela PUC Rio, com especialização na PUC do Chile e pós-graduação pela Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro, estes dois últimos em análise e avaliação de projetos. Atua há mais de 15 anos no setor elétrico, nas áreas de regulação, distribuição, comercialização e geração de energia elétrica, com destaque para atividades desenvolvidas em projetos de revisão tarifária, de implantação de sistemas de geração limpa e de gestão da energia para agentes participantes do mercado livre de energia.
O Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA) é um instrumento da CNI e das Federações de Indústria para fortalecer a representação sindical empresarial da Indústria, a fim de melhorar o ambiente de negócios e ampliar a competitividade das empresas do setor.