O gestor regional da Fiema, Eduardo Soares Sousa, juntamente com vereador Carlos Hermes, os presidentes da Fiema, João Neto Franco, Luís Lima, o secretário de meio ambiente, Richard Sebba e autoridades locais
Presidente da Fiema e do Sindiscon, João Neto Franco, fala sobre a importância do Plano Diretor para economia de Imperatriz

 Em audiência pública realizada nesta quinta-feira (5), na Câmara Municipal de Imperatriz foi discutido o plano diretor da cidade. A iniciativa foi do vereador Carlos Hermes e contou com a participação de vereadores, autoridades locais, empresários e representantes da FIEMA (Federação das Indústrias do Maranhão), entre eles, o vice-presidente da entidade e do Sinduscon, João Neto Franco, do presidente do Simetal, Luis Lima, e do gestor regional da Federação, Eduardo Soares Sousa.
O vice-presidente da FIEMA e do Sinduscon, João Neto Franco, lembra que o Plano Diretor é de suma importância não só para o desenvolvimento econômico da cidade, mas para a melhoria de vida dos imperatrizenses.“Nós sabemos da importância desse plano para a cidade, impacta no crescimento econômico do município. Sabemos que essa questão do planejamento é fundamental e que diz respeito a toda sociedade, pois traz melhorias de todas as ordens, uma vez que melhora a vida urbana. E nesse momento que ele volta a ser discutido pela iniciativa pública e privada nós também nos tornamos parte responsável por isso”, avalia.
João Neto lembrou ainda que é necessária uma movimentação imediata em torno do Plano Diretor. “Uma cidade do porte de Imperatriz, não pode ir a lugar nenhum se não houver um planejamento. Essa é uma preocupação da nossa presidência também em São Luís que não foge a regra. Precisamos não somente discutirmos o tema, mas também, partir para o cronograma de execução. A FIEMA está pronta para auxiliar no que for necessário”.
O Plano Diretor de Imperatriz é de 2004, ele é dispositivo básico para planejamento municipal e implementação da política de desenvolvimento do município.É por meio do Plano que são determinadas ações referentes ao meio ambiente, habitação, transportes, serviços urbanos, administração do patrimônio municipal, desenvolvimento econômico, científico e tecnológico, tanto na área urbana quanto rural. 
Ao fazer uso da tribuna, o vereador Carlos Hermes, fez referências ao início do desenvolvimento urbano de Imperatriz e destacou a relevância da atualização e elaboração do plano diretor para o município.
“Quando propus essa audiência pública pretendia despertar a população de Imperatriz para as mudanças e melhorias que esse plano pode trazer a nossa cidade, além de pautar esse parlamento. O nosso ordenamento macro está deficitário, a organização urbana também. De fato, a cidade cresceu bastante nesses últimos anos e precisamos acompanhar e nortear esse crescimento. É necessário que tenhamos urgência em reavaliar, rever e rediscutir o Plano Diretor”, ressalta.
Entre os temas abordados, foram destacados assuntos de ordem estrutural, física e social como saneamento básico, lei das calçadas, o uso adequado do solo, mobilidade urbana, entre outros. Está definida para o próximo dia 03 de dezembro, uma reunião para avaliação da comissão que pretende solucionar a problemática junto aos órgãos competentes.