Domingos Cezar
Membros da Academia Imperatrizense de Letras (AIL), incluindo a presidenta Edna Ventura, compareceram na noite do último sábado (28) nas dependências do Centro de Ensino Urbano Rocha para prestigiar o confrade poeta Leonildo Alves, homenageado pela escola. Da mesma forma, vários empresários também marcaram presença com o objetivo de prestigiar o poeta/empresário Leonildo Alves.
Alunos, professores e demais convidados lotaram o pátio da escola, onde foi instalado um palco no qual desfilaram vários grupos musicais, de dança dos mais diversos gêneros, inclusive o hip-hop. Entretanto, as atenções do público estavam voltadas para o I Festival de Poesias do Urbano Rocha, que reuniu as mais belas poesias dos livros O Infinito Espaço de Ser e o Contato Inicial, ambos de autoria de Leonildo.
A mesa de jurados formada pelos acadêmicos Domingos Cezar, Trajano Neto, Ariston di França, Itaerço Bezerra e Gilmar Pereira, de maneira imparcial e ética, apontou o seguinte resultado: 3º lugar – poesia “A tua espera”, defendida pela dupla Júlia Mendes Silva e Fabrício Luan de Sousa; em 2º lugar – poesia “Linda sem igual”, declamada pela estudante Enoely de Sousa Lopes, e em 1º lugar a poesia “O Herói”, com a declamação da estudante Maíza de Santana Silva.
Cumprindo o regulamento do festival, ao 3º lugar coube como prêmio uma bicicleta, ao 2º lugar um moderno aparelho celular e no 1º lugar, a vencedora recebeu das mãos do poeta Leonildo Alves um notebook. As coordenadoras Gizelda Pereira do Nascimento e Lucivânia Silva Melo se disseram satisfeitas com o resultado e com o sucesso do festival. Essa opinião foi endossada pela gestora Vera Lívia de Carvalho.
A presidenta da Academia Imperatrizense de Letras, Edna Ventura, afirmou que são eventos como este que movimentam a cultura de Imperatriz. “E nós nos sentimos ainda orgulhosos quando uma escola desse porte presta uma homenagem a um poeta, nosso confrade, membro da Academia de Letras, e uma iniciativa como essa é que nos alimenta em nossos fazeres em prol da cultura desta cidade”.
Ao lado de todos os concorrentes, o poeta fez um emocionado pronunciamento quando agradeceu a diretores e professores do estabelecimento de ensino, destacando os alunos, mas principalmente, os que deram vida a seus poemas, por intermédio de suas declamações. “Sinto-me lisonjeado, confortado, teve algumas vezes que não consegui esconder o choro ao ouvir bonitas declamações de meus poemas”.
Para Leonildo Alves, a presença de empresários em eventos culturais, principalmente quando se trata de um festival de poesias, não é muito comum. “Entretanto, vários amigos empresários vieram até aqui me prestigiar, bem como a escola, e isso é uma constatação de uma relação de amizades”, disse Leonildo, ressaltando que a participação dos acadêmicos foi de fundamental importância para o sucesso do evento.
Publicado em Cidade na Edição Nº 14819
Festival de Poesia da Escola Urbano Rocha prestigiado por acadêmicos e empresários
As poesias declamadas são de autoria do poeta e empresário Leonildo Alves
Comentários