Domingos Cezar
O 11º Festival de Música de Imperatriz que iniciou na noite desta quinta-feira (10) tem atraído muitas pessoas para a Arena Multicultural do SALIMP em face à qualidade das músicas e dos intérpretes que concorrem ao festival que nesta sexta-feira realiza a segunda classificatória. Intérpretes e compositores de todo o Brasil estão em Imperatriz.
No Café Literário a programação começa às 09h00 com a palestra "Cidade majestosa: a história da cidade de Imperatriz, desde a fundação aos dias de hoje em cordel", com a escritora Maria Eduarda dos Santos. Às 10h50, a palestra "Cultura sertaneja: um passeio pela história", com os acadêmicos Agostinho Noleto e Maria Helena Ventura Oliveira.
Às 14h00, palestra "Ser tão poeta: de Patativa a Suassuna", tendo como palestrante Remy Pereira de Sales (Marabá/PA); 15h00 premiação dos vencedores da 10ª Amostra de Desenho Afro 2019 - Centro de Cultura Negra Negro Cosmo. Às 18h00, lançamento do livro "Letramento literário e visualidade em contos de Machado de Assis", da professora Maria dos Santos Barros Franco (Conceição do Araguaia/PA).
Prevista para as 19h00 a Mesa Redonda "O livro-reportagem no jornalismo e no mercado editorial brasileiro", com Antonio Heriberto Catalão Júnior, Doutor em Linguística e Língua Portuguesa, pela UNESP; 20h35, palestra "Conhecimento e Literatura no século XXI", com o Desembargador Ney Belo (São Luís).
Espaço Infantil - Às 09h00 a programação tem início com "Brincadeiras e leituras tecendo a infância", com acadêmicos do 2º e 4º período do curso de Pedagogia, da UEMASUL, sob a coordenação de Alexandre Ribeiro, Flaviana Oliveira, Hugo Lima e Iara Aparecida Paiva.
Às 14h00, Oficina "percussucata: criação musical com material reciclado", com o jornalista Marcos Linhares e Marcelo Capucci, baterista da banda Plebe Rude (Brasília/DF); 16h00, Narrativas infantis "Coração na aldeia, pés no mundo", com a escritora Auritha Tabajara e às 18h00, momento literário "Uma história puxa a outra", com alunos do PIBID, do curso de Pedagogia da UFMA.
Chá das Letras - Nesta sexta feira o Chá das Letras está sob a responsabilidade dos acadêmicos Raimundo Trajano Neto e Edmilson Franco, os quais vão receber como convidados para um bate-papo, recital e música, o jornalista Marcos Linhares, a escritora Aurytha Tabajara, o cantor/compositor Javier de May-a-bá, o cantor Paulo Capoeira e Os Coroas do Forró.
Arena Multicultural - A programação começa às 09h00 com mais uma etapa do V Soletrando no Salimp, sob a coordenação dos acadêmicos Itaerço Bezerra e Liratelma Alves. A partir das 14h00 apresentação da peça teatral "Casar?" da Cia Teatral de Artes da Casa do Idoso Feliz, sob a coordenação do ator Evaldo Lima.
Ás 15h00, a peça teatral "Vidas Secas", baseada na obra de Graciliano Ramos, sob a coordenação de Rafaela Soares Mendonça e Maria Sibely (IFMA/Açailândia); às 16h00, final da VIII Gincana Cultural, às 19h30, segunda eliminatória do XI Festival de Música de Imperatriz e a seguir o show musical "Vozes do Festival".
Comentários