Hemerson Pinto
Um café da manhã para religiosos, imprensa e outros convidados marcou o anúncio dos tradicionais festejos em honra à padroeira de Imperatriz, Santa Teresa d’Ávila. O evento aconteceu na igreja matriz, bairro Beira Rio. A festa começa dia 06 de outubro e segue até o dia 15 do mesmo mês. A edição de número 162 tem como tema ‘Teresa d’Ávila, 500 anos servindo a igreja e a humanidade’.
No encontro, os convidados conheceram toda a programação e os objetivos dos festejos da cofundadora de Imperatriz, entre eles o objetivo religioso, ‘que pretende reanimar a opção pelo seguimento a Jesus Cristo vista da missão, tendo em Santa Teresa o espelho que reflete a fé católica, sobretudo neste período celebrado de seus 500 anos’.
No campo econômico, o objetivo é recuperar parte do telhado da igreja, realizar a pintura externa e reformar a cobertura do palco. A organização também destacou o objetivo social: ‘Confraternização entre todos aqueles que conosco estiverem celebrando este ato da fé cristã’.
De 06 a 15 de outubro, a programação conta com novenas, missas a partir das 19h, e movimentação de pátio com leilões, música ao vivo, comidas típicas e o sorteio de prêmios.
No dia 15 de outubro, feriado da padroeira de Imperatriz, a programação começa às 7h30 com a missa dos professores, celebrada pelo bispo da Diocese de Imperatriz, Dom Gilberto Pastana. Em seguida, acontecerá o translado do andor com a imagem de Santa Teresa, saindo da igreja matriz até o Náutico Clube, onde a partir das 11h acontecerá uma feijoada, e de onde, às 17h, sairá a procissão fluvial pelo Rio Tocantins.
A chegada das embarcações com os fiéis e a imagem de Santa Teresa será aguardada no Porto da Balsa por volta das 17h30. A procissão terrestre percorrerá as ruas Luís Domingues, Godofredo Viana, Avenida Santa Teresa, Avenida Frei Manoel Procópio. Chegando à paróquia, acontecerá a missa de encerramento no pátio da igreja.
Comentários