Participantes do evento durante o encontro no salão da matriz

Hemerson Pinto

Um café da manhã oferecido ontem em um dos salões da igreja matriz de Santa Teresa D’Ávila marcou a contagem regressiva para o início do mais antigo festejo de Imperatriz. O 161º festejo da padroeira da cidade tem início no próximo dia 06. Autoridades políticas, religiosas, imprensa, membros da paróquia e empresários participaram do evento.
O bispo da Diocese de Imperatriz, Dom Gilberto Pastana, explicou que Santa Teresa “ajuda na formação das comunidades das diversas paróquias, pois é cofundadora da cidade. Ela é santa porque é modelo de vida, de testemunho, de vivência partilhada. É isso que queremos que as nossas comunidades vivam no seu dia a dia: a partilha, a solidariedade, o respeito e a defesa da vida”.
O líder católico comentou a programação prevista para todos os nove dias de festa e destacou o momento em que a embarcação que transporta fiéis e a imagem da padroeira na procissão fluvial chega ao Porto da Balsa como um dos momentos mais marcantes.
“É um dos momentos mais emocionantes e, para mim, significativo, quando a balsa atraca no Porto da Balsa e aquela multidão está esperando para dar boas vindas a Santa Teresa e, ao mesmo tempo, sentir-se acolhida por aquela que é patrona dessa cidade. A partir daí, ela segue nas mãos do povo para sua casa, a matriz de Santa Teresa”, diz Dom Gilberto.
O pároco Felinto Elísio falou da emoção em estar à frente de mais uma festa da padroeira de Imperatriz. “Responsabilidade grande, pois essa paróquia é a anfitriã da grande festa que não é só de Imperatriz, mas de toda a diocese. É uma alegria poder contar com tantas pessoas que estão aqui para ajudar”, falou, destacando o empenho das equipes que trabalham na organização do evento.
Padre Felinto explicou que o festejo, como em todas as edições, tem os objetivos religioso, social e econômico, afirmando que o principal “é fazer de Imperatriz uma cidade mais humana, onde as pessoas se conheçam mais e melhor”, afirma. Além do processo de evangelização e de oportunizar o encontro de diversas pessoas durante todo o evento, a organização pretende, com o resultado do festejo, realizar melhorias na estrutura física da paróquia.