Imagem original de Santa Teresa carregada todos anos na procissão

Hemerson Pinto

“Um trecho da oração de Santa Teresa D’Ávila diz: “[...] a paciência sempre alcança [...]. Com paciência, porém sem acomodação, que o povo imperatrizense vem aprendendo ao longo de 163 anos os caminhos que levam ao desenvolvimento da cidade. Paciência para esperar o tempo de Deus, mas coragem e garra para enfrentar a luta diária de quem deseja alcançar uma cidade cada vez melhor”.
O relato acima do aposentado Antonio José, com quem O PROGRESSO conversou por alguns minutos no canteiro central da Avenida Frei Manoel Procópio, bairro Beira-Rio, minutos depois de deixar a igreja matriz de Santa Teresa D’Ávila. Nas mãos o senhor de 68 anos tinha um panfleto com a imagem da padroeira de Imperatriz. No verso do papel a oração de Santa Teresa.
Nesta terça-feira, a edição de número 163 do festejo em honra à padroeira será iniciada e comemora o quinto centenário do nascimento de Teresa de Jesus. A festa segue até o dia 15, quando acontece um dos momentos mais fortes, a procissão pelo rio Tocantins, seguida pela procissão terrestre que leva todos os anos milhares de fiéis à igreja matriz depois de percorrer ruas da Beira-Rio e região central.
“Este ano estamos encerrando as celebrações do quinto centenário do nascimento de Santa Teresa e celebrando os 163 anos da presença do evangelho nessa região Tocantina, relembrando que essa cidade nasceu com a ação missionária da igreja com a chegada de um frade carmelita que veio em missão junto aos povos indígenas que habitavam essa região”, explicou o padre Felinto Elísio.
O pároco de Santa Teresa afirma que os preparativos para esta edição começaram há um ano, quando foi iniciada a peregrinação com a imagem de Santa Teresa em todas as paróquias da Diocese e com celebrações feitas em todos os dias 15 de cada mês. “Foi muito importante”, refletiu, lembrando que a imagem carregada todos os anos durante a procissão é a mesma que chegou pelo rio Tocantins na caravana de Frei Manoel Procópio.
Nesta terça-feira a programação inicia às 6h30 com a Missa do Envio das Equipes que vão trabalhar no festejo. Às 7h, vai ser oferecido um café da manhã comunitário. Às 19h, tem início a novena e às 19h30 a missa. A movimentação no pátio começa às 20h30. A programação segue os mesmo horários todas as noites.
As mudanças na programação acontecem no dia 15, quinta-feira, com a alvorada e queima de fogos às 6h, a missa pelo Dia do Professor às 9h. Às 10h, o translado do andor de Santa Teresa para o Náutico Clube, de onde às 17h sairá a procissão fluvial. A previsão de chegada ao Porto da Balsa é para as 17h30, horário no qual deverá ser iniciada a procissão pelas ruas de Imperatriz.