Hemerson Pinto
Dois momentos mais aguardados do festejo em honra a Santa Teresa D’Ávila, padroeira da cidade de Imperatriz. Um é a procissão fluvial, que percorre trecho do rio Tocantins até a chegada ao Porto da Balsa, onde é iniciado o trajeto a pé pelas ruas da Beira-Rio e do Centro, o segundo momento que revela o tamanho da fé dos imperatrizenses que acompanham o andor com a imagem da santa.
“Este ano eu não posso perder, até porque vou pagar promessa. Vou começar do Porto da Balsa e chegar à igreja, vou sem calçados. Minha neta se recuperou do problema de saúde e tenho certeza, foi por causa da promessa”, diz a dona de casa Antônia Dias, do bairro Nova Imperatriz.
As missas ele frequenta na igreja do bairro, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, mas em dias de festejo da padroeira ela escolhe pelo menos três noites para acompanhar a celebração na matriz e todos os anos vai à procissão.
Seu José Gaspar é morador do bairro Bacuri e nunca perdeu a hora de acompanhar a procissão. “Eu vou a pé para a Beira-Rio já para ficar aguardando. Quando a balsa chega, estou perto para ver a imagem da santa. Na hora que o andor passa eu vou atrás e fico perto até chegar na igreja. Depois assisto à missa e vou embora”, disse.
Todos os anos milhares de pessoas são esperadas nos dois momentos. Um número menor participa da procissão fluvial aproveitando as embarcações disponíveis. Uma multidão espera em terra e completa o percurso até a matriz, na Avenida Frei Manoel Procópio.
Depois da procissão fluvial, o andor com a imagem original de Santa Teresa vai percorrer a Rua Luís Domingues até a Rua Godofredo Viana, seguindo para a Avenida Santa Teresa e 15 de Novembro. Moradores das ruas por a procissão vai passar já estão aguardando como nos anos anteriores, preparando altares com velas e imagens.
Programação - No último dia de festejo, a programação começa cedo. Às 6h uma alvorada e queima de fogos. Às 9h a missa pelo Dia do Professor, presidida pelo bispo da Diocese de Imperatriz, Dom Gilberto Pastana. Às 10h será o início do translado da imagem para o Náutico Clube, de onde às 17h sai a procissão pelo rio.
Comentários