Fiéis durante missa no Santuário da Família

Hemerson Pinto

A festa existe há 30 anos e em 2014 será marcada pela união de 200 casais, que dirão sim diante de dez juízes e de uma multidão que deverá acompanhar o casamento comunitário inédito no Santuário Sagrada Família, bairro Vilinha. Os festejos em honra à Sagrada Família começam neste sábado e seguem até o próximo dia 17. A primeira missa será celebrada pelo bispo da Diocese de Imperatriz, Dom Gilberto Pastana.
Segundo o padre Reginaldo Silva, pároco do único santuário da região, a ideia de reunir casais para celebrar o casamento comunitário em um dos dias de festejo surgiu por causa da Semana da Família, lembrada pela igreja católica em todo o mundo. “Será o maior casamento civil do Sul do Maranhão”, comentou o padre. Casais de cidades como Estreito e Porto Franco aproveitarão o evento para oficializar a união.
Durante todas as noites, os festejos em honra a Sagrada Família serão iniciados com a novena, em seguida a missa e logo após a movimentação no pátio com leilões, comidas típicas, música católica ao vivo e o sorteio de vários prêmios, incluído o valor de R$ 4 mil. “Será um festejo com a participação de todas as paróquias e padres da Diocese de Imperatriz, grupos e pastorais”, afirma padre Reginaldo Silva.
Na Vilinha, as homenagens a José, Maria e Jesus, a Sagrada Família, começaram em 1984 com o surgimento da comunidade. Em 2002 o espaço para missas, orações e festejos foi transformado em paróquia e ganhou uma comunidade, Santa Luzia, no Parque Alvorada II, além da congregação Irmãs Beneditinas da Divina Providência. O título de Santuário da Sagrada Família foi adquirido em 2013.
“Passou a ser santuário a partir de uma devoção à sagrada família, muito grande na região. As famílias passam por crises, as pessoas querendo que ela seja descartável e a igreja vem afirmando que a família é uma instituição divina, dom de Deus”, diz o pároco.
O Santuário da Sagrada Família desenvolve projetos sociais, como o Criança Feliz, que tem o objetivo de retirar crianças das ruas oferecendo aulas de dança, artesanato, palestras, incentivo à leitura. Atualmente 100 meninos e meninas são atendidos. Aos domingos o santuário recebe cerca de 1000 pessoas nas missas de cura e libertação.
O casamento comunitário no Santuário da Sagrada Família será realizado no dia 15 de agosto, a partir das 14h30, no santuário localizado na Rua do Arame, Vilinha.