Uma grande procissão pelas ruas do bairro Nova Imperatriz e a celebração de uma missa foram o ponto alto do último dia do festejo em honra a Santo Antônio, em Imperatriz. Fieis e devotos, ainda, realizam nesta sexta-feira uma noite cultural com várias atrações, na paróquia do santo casamenteiro, localizada na rua Cará, 1253, bairro Nova Imperatriz.
Tido como um dos mais animados da Diocese de Imperatriz, o festejo de Santo Antônio teve início no dia 1º de junho com programação intensa, com celebrações Eucarísticas todas as noites por um padre diferente, novenas, movimentação de barracas, leilões e música ao vivo com cantores regionais.
Todos os dias muitos fiéis e devotos prestigiaram a programação, mas nos últimos três dias o público aumentou consideravelmente. No dia 12 de junho, o Dia dos Namorados, foi mantida a tradição do Bolo de Santo Antônio, que trouxe em uma de suas fatias um par de alianças. Reza a tradição que a pessoa que adquirir a fatia com o par de alianças conseguirá, em pouco tempo, um casamento, e foi acrescentada premiação irresistível: maquiagem completa, álbum de fotos e um fim de semana na Pousada Embiral, além do casamento por conta da igreja.
Este ano a sortuda das alianças foi a catequista Marta Sicília Oliveira, catequista na paróquia de Santa Teresa, que havia prometido e cumpriu em doar o prêmio para o casal Joyce de Sousa Andrade Claudino e Jhonclebson Claudino Silva, que acabam de comemorar 10 anos de casados. Com isso, o casal vai poder fazer a renovação dos votos do matrimônio.
Na quinta-feira, dia do santo, mais uma vez a igreja ficou lotada de fieis que participaram da procissão pelas ruas do bairro e depois se confraternizaram na programação cultural e um festival de prêmios, que teve uma moto com prêmio principal.
O padre Ribamar Oliveira, pároco de Santo Antônio, avaliou positivamente o festejo que, segundo ele, teve aumento no número de fiéis.
“Percebemos uma melhor organização em todos os sentidos em nosso festejo, da maior participação das pessoas na santa missa e da igreja mais cheia, o que significa que as pessoas estão procurando mais o divino, os bens espirituais e também a confraternização, porque perceberam um ambiente muito acolhedor”, comemorou padre Ribamar.
O acolhimento pelos paroquianos foi um ponto importante do festejo, além do incentivo aos católicos para que possam ser missionários seguindo o exemplo de Santo Antônio, que na imagem oficial seguro o menino Jesus no colo, num sinal de acolhimento e ternura para com o próximo.
Noite cultural
Na noite de hoje(14), ocorre a programação da “noite cultural”, na paróquia de Santo Antonio, com barracas com comidas e bebidas típicas e tradicionais da região, barraca de espetinho, entre outros, além de apresentação de quadrilha junina. A entrada é gratuita.
Comentários