Hoje, 15 de outubro, é o dia da padroeira de Imperatriz, Santa Teresa D'Ávila. A tradicional procissão marca o encerramento da 117ª edição do festejo em honra à santa, que começaram no último dia 6.   Como acontece todo ano, a expectativa é de que mais de 20 mil fieis estarão participando da procissão. 
Pela manhã, após a celebração de uma missa às 7h30, na igreja matriz de Santa Teresa, na Avenida Frei Manoel Procópio, o andor com a imagem da santa será levado em carreata para o Clube Náutico, às margens do Rio Tocantins. 
À tarde acontece a procissão fluvial até o Porto da Balsa, onde os fieis estarão aguardando a santa para acompanhar o procissão por terra até a igreja. 
A previsão de chegada na Matriz é por volta de 19h, depois que a multidão percorrer ruas como a Luís Domingues, Godofredo Viana, Avenida Santa Teresa e Avenida Frei Manoel Procópio.  
O festejo está sendo coordenado pelo padre Francisco Rodrigues, Pároco da Matriz de Santa Teresa D'Ávila, que fez o lançamento no dia 09 de setembro, com as presenças da Imprensa, patrocinadores e membros da comunidade.
Em 2019, o tema é "A exemplo de Santa Teresa d'Ávila: no seguimento a Jesus, sejamos sal da terra e luz do mundo", tendo como lema "Vós sois sal da terra e luz do mundo".
A cidade de Imperatriz é o berço dessa ação evangelizadora, ao acolher Frei Manoel Procópio, missionário Carmelita. "Ele desembarcou nas barrancas desse rio Tocantins, trazendo a boa nova de Jesus Cristo - a Bíblia Sagrada, juntamente com a imagem de Santa Teresa e a espiritualidade teresiana, para essa terra antes habitada pelos índios Guajajara e Krikati", disse padre Francisco. 
"Celebramos esse ano o tema: "A exemplo de Santa Teresa d'Ávila - 'No seguimento a Jesus, sejamos sal da terra e luz do mundo', vivenciando as Santas Missões Populares em comunhão com toda a Diocese de Imperatriz".
Este ano, o Festejo em Honra a Santa Teresa d'Ávila conta com o apoio de coordenadores de diversas paróquias e de coordenadores da celebração de Corpus Christi em Imperatriz. A verba levantada durante o movimento de barracas e com a venda de cartelas do Festival de Prêmios será investida nas obras de reforma da igreja.
O Festival de Prêmios sorteou uma cama box casal, uma fritadeira, uma TV de quarenta polegadas, uma bicicleta e uma moto CG 160 Start. Os sorteios aconteceram ontem, segunda-feira.
Quem foi - Teresa Ali Fatim Corella Sanchez de Capeda y Ahumada, Santa Teresa, nasceu em Ávila, Espanha, em 1515, foi a grande mestra da oração e deixou um grande legado, inteligente e deixado diversas obras escritas, entre as quais o Livro da Vida.