Nesse período do ano os casos de intoxicação alimentar são muito comuns

Se no decorrer do ano, com uma rotina estabelecida, muitas pessoas já têm dificuldade de seguir uma alimentação correta, no período de festas e comemorações de final de ano esse compromisso fica ainda mais difícil. 
Segundo a nutricionista do município, Karla Zamonna Chaves, as chances de deslize são muitas. "É o happy hour com os amigos, a comemoração de final de ano do trabalho, a ceia de Natal que está chegando, logo depois dela a festa de Ano Novo, sem falar em quem tira suas férias também nesse período".
Karla explica que mesmo com tantas oportunidades de dar aquela "escapada calórica" é preciso ter cuidado na alimentação para que a comilança não acabe no hospital. "O importante é manter nessa época os mesmos hábitos alimentares que foram adotados no decorrer do ano, ou seja, comer bem, mas sem exagerar". 
A nutricionista ainda ressalta quais são os cuidados que devem ser tomados para evitar a intoxicação alimentar, entre eles. "Observar a qualidade da comida, a limpeza do local onde compra e a refrigeração. É aconselhável também que os alimentos sejam cozidos o mais próximo do momento de servir, deve-se cobrir as saladas para evitar contaminação, ter bastante cuidado com o maionese e salpicão, evitar guardar por muitos dias as comidas que sobram no final da ceia, e claro, comer com moderação". 
Vale lembrar que a ceia pode ser um gatilho para alguns tipos de problemas estomacais ou gerar alguma infecção alimentar, portanto, caso isso aconteça procure imediatamente o pronto socorro e, se tiver exagerado no dia anterior, a nutricionista afirma que não se deve ficar sem comer, nem pular as refeiçoes, pois todas são importantes para o metabolismo. (Luana Barros-Ascom)