Hemerson Pinto
São 161 anos da festa que hoje é tradição na segunda maior cidade do Maranhão. Os festejos em honra à padroeira de Imperatriz, Santa Teresa D’Ávila, tiveram início neste domingo com uma missa de envio às 6h30, para as equipes que trabalham durante os dias de homenagens. Para as 9h de hoje está marcada a missa das crianças.
A programação do primeiro dia de festejo segue a partir das 18h30 com a primeira novena em honra a Santa Teresa. Logo após, às 19h30, a missa de abertura será celebrada pelo padre Edinaldo Melo. O movimento do pátio, com música ao vivo, barracas que homenageiam a cultura das regiões do Brasil e de povos estrangeiros, leilões, comidas típicas e sorteio de prêmio, começa por volta de 20h. De segunda-feira, 07, até sexta-feira, 11, a programação tem início sempre às 18h30.
No dia 12 de outubro, quando se comemora o dia da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, e o Dia da Criança, a catequese da paróquia de Santa Teresa realiza o ‘Festival Teresa Criança’, às 9h. Ao meio dia, os grupos Vicentinos e Apostolado do Oratório realizam a reza do terço. À noite, a programação continua a partir das 18h30, como acontece no domingo, 13, e na segunda-feira, 14.
Na terça-feira, 15 de outubro, último dia de festejos em honra a Santa Teresa D’Ávila, a cidade deve acordar mais cedo com a queima de fogos marcada para as 6h. Às 9h, tem a missa de ação de graças pelo Dia do Professor na igreja matriz. Às 10h, os fiéis participam do translado do andor com a imagem de Santa Teresa para o Náutico Clube, de onde sai a procissão fluvial.
As embarcações trazendo a imagem da padroeira e dezenas de católicos devem chegar por volta de 17h30 no Porto da Balsa, onde milhares de pessoas deverão aguardar para a tradicional procissão terrestre. O trajeto segue pelas ruas Luís Domingues, Godofredo Viana e avenidas Santa Teresa e Frei Manoel Procópio até chegar à igreja matriz. A missa de encerramento será celebrada às 19h pelo bispo da Diocese de Imperatriz, Dom Gilberto Pastana.
Os festejos de Santa Teresa D’Ávila em 2013 têm como tema “161 anos evangelizando e formando comunidades”. O objetivo é destacar a importância da padroeira no processo de evangelização dos primeiros habitantes da vila (Povoação de Santa Teresa do Tocantins) que se formou às margens do rio Tocantins após a chegada de Frei Manoel Procópio do Coração de Maria, trazendo a imagem de Santa Teresa, e da Diocese de Imperatriz.
Comentários