A coordenadora Núbia Angela faz apresentação do projeto SALIMP
Parte do seleto público que compareceu à solenidade

Domingos Cezar

A diretoria da Academia Imperatrizense de Letras (AIL) realizou na noite dessa quinta-feira (14), em sua sede, a solenidade de lançamento do 16º Salão do Livro de Imperatriz - SALIMP. O evento literário, que tem como tema "A língua que falamos" e patrono Arnaldo Monteiro, acontecerá no período de 27 de setembro a 6 de outubro, no Centro de Convenções.
A festa de lançamento iniciou com a apresentação da quadrilha da Casa do Idoso e do grupo da dança country da Escola Municipal Frei Manoel Procópio. Depois da apresentação do projeto SALIMP, a animação esteve por conta dos cantores Marcos Lucena e Zeca Tocantins, sanfoneiro Zé Elias, entre outros músicos.
A coordenadora geral do Salão do Livro de Imperatriz, Núbia Carvalho, fez um balanço da edição passada, cujo evento realizado no Centro de Convenções de Imperatriz atraiu cerca de 135 mil pessoas. O SALIMP trouxe para Imperatriz dezenas de livreiros de vários estados brasileiros, movimentando em todos os setores a economia da cidade.
A acadêmica Adriana Moulin Picolli, atuando como mestre de cerimônia, fez um breve histórico do SALIMP, que nesses 15 anos se tornou o maior evento literário do Maranhão. Tornando-se, recentemente, Patrimônio Histórico e Imaterial do Maranhão, em face à aprovação do projeto de autoria do deputado estadual Marco Aurélio, na Assembleia Legislativa.
Adriana Moulin lembrou que tudo começou com um sonho do saudoso Vito Milesi e iniciativa do acadêmico Zeca Tocantins, que realizou em 2003 a Semana Imperatrizense do Livro - Feira do Livro, que acontecia na Praça da Cultura, enquanto as palestras e oficinas ocorriam nas dependências da Academia.
"Com o passar dos anos, devido ao seu crescimento e popularidade, a feira do livro foi transferida para o Centro de Convenções e dois anos depois, por iniciativa do saudoso Adalberto Franklin, entrou no circuito nacional, com assessoria da RPS Eventos, transformando-se no Salão do Livro de Imperatriz", narra Adriana Moulin.
Ao final, o presidente da AIL, Raimundo Trajano Neto, agradeceu a presença de todos e garantiu que o SALIMP deste ano será melhor que do ano passado. O evento contou com as presenças do juiz Delvan Tavares e de políticos como o deputado estadual Marco Aurélio, o ex-prefeito Ildon Marques e o superintendente regional do Governo do Estado, Adonilson Lima.