Domingos Cezar
O projeto Arte & Cidadania nas Escolas aportou na manhã da última sexta-feira (25) na Escola Municipal Paulo Freire, sendo recebido com muita simpatia por professores e alunos do estabelecimento de ensino. Em contrapartida, os integrantes do projeto compartilharam com professores e alunos da escola noções de arte, de ética e cidadania.
Inicialmente, todas as turmas do período matutino receberam os comissários de justiça que participam do projeto, os quais ministraram aulas de ética e cidadania, orientando os alunos a se comportarem, respeitarem professores e colegas, para se tornarem futuros cidadãos, com formação profissional e com salário digno.
Em seguida, todos seguiram para o pátio da escola, onde foram recebidos pelos coordenadores do projeto, o cantor/cantador Zeca Tocantins e o juiz de Direito, Delvan Tavares, o cantor Clodoaldo Bezerra, que animou a turma, e os escritores Livaldo Fregona, Domingos Cezar e Itaerço Bezerra, que representaram a Academia Imperatrizense de Letras.
O momento cultural foi aberto com a apresentação da banda musical da escola que executou, inicialmente, o Hino de Imperatriz, de autoria do acadêmico José de Ribamar Fiquene, e músicas populares. Também se apresentou um grupo de teatro que encenou um julgamento de um réu, o ECA-Estatuto da Criança e do Adolescente.
Grupo de bumba-meu-boi entoando músicas do cancioneiro maranhense arrancou aplausos de todos os presentes, bem como dois estudantes que prestaram singela homenagem ao escritor Livaldo Fregona. Alunos e professores foram embalados pelas músicas do cantor Clodoaldo Bezerra, que substituiu o cantor Neném Bragança.
Ao se pronunciar, o juiz Delvan Tavares disse que o projeto traz aos alunos a arte, a cidadania, a boa música, literatura e poesia. “Quando se estabelece uma relação de reverência com os professores e respeitosa com os colegas, isso é um exercício de cidadania”, afirmou Tavares, acrescentando que, “quando se exerce a cidadania esta nos afasta das drogas, da prostituição, além do que a escola protege cada um de vocês”, observou o magistrado.
Antes do encerramento, a diretora Isaura Caitana de Oliveira, em nome da escola saudou toda a equipe do projeto, afirmando que a programação da Fundação Cultural de Imperatriz (FCI) culminou com o projeto da escola denominado “O mundo maravilhoso da literatura, “que veio se associar ao projeto Arte & Cidadania nas Escolas, que tem sido de fundamental importância na formação de nossos alunos”, concluiu.
Publicado em Cidade na Edição Nº 14989
Comentários