O ano de 2016 foi de muitas conquistas e realizações para a Faculdade de Educação Santa Terezinha (FEST). Atualmente, a IES oferece os cursos de graduação Direito, Economia, Pedagogia e Teologia; o Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes e as pós-graduações. São mais de 1.200 alunos e cerca de 130 colaboradores que integram a faculdade.
A instituição, que já é referência em Imperatriz e região pela qualidade do ensino superior, promoveu este ano diversos eventos acadêmicos, como seminários, palestras, debates e simpósios, e recebeu orgulhosamente parte da programação do VIII Fórum Internacional de Pedagogia (FIPED).
Homenagens e honrarias
A FEST foi agraciada com a medalha Renato Archer de Mérito Científico-Social, honraria que tem como objetivo homenagear os significativos serviços prestados ao crescimento, desenvolvimento, aprimoramento e divulgação da Ciência, Tecnologia e Inovação do Maranhão.
A instituição foi premiada, ainda, no maior evento de divulgação científica do Maranhão, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Maranhão (SNCT/MA), com o troféu do Projeto Interinstitucional "História e Cultura dos Povos Indígenas do Maranhão, Conhecer para Valorizar".
A FEST sente-se honrada e agraciada por ter seu mais expressivo objetivo concretizado, que é a inserção dos seus egressos no mercado de trabalho, com destacada aprovação no exame da OAB ou, ainda, em concursos públicos: municipal, estadual e federal, entre tantas outras conquistas.
Corpo docente
A FEST, desde a sua origem, tem a preocupação e o zelo na qualificação de seu pessoal docente investindo em formação em nível de mestrado e doutorado. Atualmente, a instituição conta com mais de 52% dos professores com formação em nível de mestrado e doutorado que contemplam diferentes áreas.
Para o coordenador do curso de Ciências Econômicas da FEST, Fernando Reis Babilônia, o investimento em formação nos diversos níveis faz-se necessário para dar continuidade ao ensino de qualidade prestado pela FEST. "Um sentimento feliz por avançar mais na formação de docente. Para a faculdade, é extramente importante e qualifica ainda mais o quadro de professores. A perspectiva é que tenhamos mais colegas defendendo suas teses e isso vai aumentar o número de mestres aqui na FEST. A ideia é prosseguir e buscar um doutorado", enfatizou o docente.
A docente Ana Cláudia de Sousa Alves, do curso de Pedagogia, foi aprovada na seleção do Doutorado em Ensino pelo Centro Universitário Univates, no Rio Grande do Sul. Ela seguirá a linha de pesquisa em "Formação de Professores, Estudo do Currículo e Avaliação".
"Aprovação no doutorado é uma imensa alegria, uma importante conquista que vai contribuir com minha formação pessoal e profissional. A linha de pesquisa vai me ajudar a somar com meu município e com a faculdade que faço parte", disse a docente.
A FEST é reconhecida pela excelência no ensino, por isso é preciso avançar em todos os níveis e assim atender aos anseios e às necessidades de nossos discentes e docentes dos cursos de Direito, Ciências Econômicas, Pedagogia e Teologia na busca pelo conhecimento, preparando-os para um mercado de trabalho cada dia mais competitivo.
O professor Abel Gabriel Gonçalves Junior, do curso de Direito, realizou a defesa da dissertação do Mestrado em Direito e Justiça Social pela Universidade Federal do Rio Grande-RS, com o título "O Direito Sanitário na Sociedade de Risco: a política nacional de atenção à saúde dos Povos Indígenas". "Estou muito feliz e grato, pois a conclusão do mestrado encerrou uma trajetória de dois anos entre o Rio Grande do Sul e o Maranhão. Na oportunidade, as pesquisas realizadas contribuíram para o aperfeiçoamento do Direito à saúde indígena, bem como o combate às injustiças históricas sofridas pelos povos indígenas", frisou o professor.
Mestrado em Psicologia
Preocupada, ainda mais, com a qualidade no ensino, antes de ter o curso de Psicologia autorizado pelo MEC, a FEST já efetivou uma parceria com o Programa de Pós-Graduação (PPG) da Unisinos, de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, que viabilizará o curso de Mestrado em Psicologia Clínica, com início em fevereiro de 2017, para docentes e pesquisadores em Imperatriz e região.
O PPG em Psicologia é reconhecido e avaliado com conceito 4 pela Capes. Por essa razão é que a parceria FEST e Unisinos é de suma importância, pois busca unir suas ações de ensino com a melhor qualificação do profissional.
Mestres em Desenvolvimento Regional pela ALFA-Goiânia
Uma profícua parceria com a Alfa-Goiânia propiciou a realização e conclusão do mestrado em desenvolvimento regional para os professores Anne Harle Lima, Bruno Roberto Rocha, Ezequías Mesquita Lopes, Fernando Reis Babilônia, Gustavo Carvalho Leite, José Nilson Costa de Sousa, Renato Cadore, Ronilson Costa de Sousa, Roza de Fátima Tavares, Tadeu Alves Bezerra Junior, William Lima Freire e outros profissionais que atuam em outras instituições de Imperatriz, o que afirma o compromisso da FEST com a promoção do desenvolvimento regional.
Além dos docentes acima citados, a parceria da FEST com a Alfa-Goiânia prossegue com os docentes, a seguir relacionados, em fase de conclusão do mestrado: professores Carlos Eduardo Ferreira Costa, Cláudia Renata Boni Cadore, Cleres Carvalho do Nascimento Silva, Conceição de Maria Botelho Martins, Francisca Cavalcante Silva da Silva, Francisco Lima Soares, Geovannya de Jesus Soares, Jakeline Nogueira Pinto de Araújo, José Jagno Rodrigues Neponuceno, Magnnanny de Jesus Soares Mangueira, Manoel Ferreira da Silva, Pollyanna Mota de Sá Kamada, Ricardo dos Santos Silva, Sidney Robson Barros Costa, Silvia Sousa Silva Albuquerque e Vanessa Diniz Mendonça Miranda.
Docentes no Doutorado pela Unisinos-RS
Outra parceria bastante importante nesse processo de formação do pessoal docente da FEST é com o Programa de Pós-Graduação (PPG) com Doutorado em História da Unisinos-RS, que tem proporcionado o ingresso das professoras Aparecida de Lara Lopes Dias, Regina Célia Costa Lima, Roza Maria Soares da Silva e, também, do professor Kleber Alberto Lopes.
Docentes no Doutorado pela FADISP-SP
Ainda, na esteira das conquistas com parcerias profícuas, cita-se, também, a parceria com a Fadisp-SP, que proporcionado aos docentes Hewldson Madeira, Márcia Girardi, Márcio Fernando Moreira Miranda, Wilker Batista e Tiago Vale Pestana realizarem o doutorado em Direito. Destaca-se que, além da FEST, estes professores atuam profissionalmente em outras faculdades de Imperatriz, demonstrando, mais uma vez, que o propósito da faculdade é o desenvolvimento da região em sua totalidade.
Também, o coordenador do curso de Teologia da FEST, José Heber de Souza Aguiar, é doutorando em Teologia-Religião e Educação com bolsa de incentivo da Capes/CNPQ, na Faculdade EST, em São Leolpoldo-RS.
Ano novo
Em 2017 serão 15 anos de história e muitas conquistas para celebrar, além das que ainda estão por vir. Aqueles que constituem a família FEST - direção, professores, empregados, fornecedores e toda a comunidade - orgulham-se de seus diferentes vínculos com uma faculdade de educação compromissada com a excelência na oferta de um ensino superior de qualidade aos brasileiros, maranhenses e imperatrizenses que fazem muita diferença em agirem profissionalmente com ética e espírito de justiça e da promoção do bem estar social. Estamos todos de parabéns pela dedicação e, consequentemente, pelos resultados alcançados em 2016. Que venha 2017! Feliz Natal e Próspero Ano Novo.
Comentários