Diretores do STEFEM comandam assembleia...
… com trabalhadores da VLI no pátio da ferrovia em Imperatriz

Domingos Cezar

Membros da categoria ferroviária da VLI – Valor da logística Integrada lotados na Ferrovia Norte Sul – FNS aprovaram a proposta da VLI com vistas ao Acordo Coletivo nacional – 2014/2016. As assembleias ocorreram em Imperatriz e Porto Franco (dia 16) e Colinas do Tocantins (dia 17), com a participação dos ferroviários da base de Araguaína (TO).
Acompanhadas por representantes da VLI, as assembleias transcorreram de forma participativa, com direito a discussões, debates, até a votação final. Ao apurar os votos das três assembleias na tarde da última quarta-feira (17), em Colinas do Tocantins, o resultado foi a vitória da aprovação com 129 votos Sim, 103 Não e um voto nulo.
Com esse resultado, os trabalhadores da VLI aprovaram o conjunto de propostas da empresa em documento que consta de 54 cláusulas. O grande gargalo das discussões diz respeito ao ticket refeição, que a empresa tentou tirar dos trabalhadores, fato este combatido pelos diretores do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviários dos Estados do Maranhão, Pará e Tocantins – STEFEM, que os representam.
Entre as cláusulas apresentadas, destacam-se piso salarial, adicional noturno, horas extras, antecipação do 13º salário, garantia de emprego e salário, assistência médica supletiva, seguro de vida, férias, atestado médico, auxílio funeral, creche maternal, aleitamento materno, reembolso educacional, saúde, higiene e segurança do trabalho.
Desta ainda: empregados afastados, acompanhamento do acordo, jornada de trabalho, tratamento de saúde fora de domicílio (TFD), deslocamentos, reuniões de treinamentos, abertura do ponto (Categoria C), escalas da categoria C, assistência jurídica, flexibilização de horas extras, exame periódico e viagens rotineiras a serviço.
Constam ainda das cláusulas do documento, fornecimento de alimento, informações de jornadas, acompanhamento do perfil profissiográfico (PPP), ginástica laboral e incentivo ao esporte, demissão de empregado e compensação. Os itens passagem de trem e área remota foram retirados da empresa, sob os  protestos dos sindicalistas.
A diretoria do STEFEM, que acompanhou as negociações ao longo da Ferrovia Norte Sul, esteve constituída do presidente Lúcio Azevedo, secretário João Damasceno Sá, diretor de Finanças, Eduardo Pinto, o diretor de Comunicação e Formação Sindical, Novarck Oliveira, e os delegados das bases de Imperatriz, Gilberto Barros e Joabinson Moraes.
Retornando de Colinas do Tocantins, durante essa quinta-feira (18), os diretores realizaram em São Luís mais três assembleias (8h, 15h e 23h) com os trabalhadores da VOP – Operações Portuárias, cujo resultado dessa votação só será conhecido nesta sexta-feira (19).