Neste sábado, 22, acontece na Praça de Fátima o 2º Feirão do Imposto de Imperatriz. O evento, organizado pelo Conselho de Jovens Empresários (Conjove), pretende despertar o senso crítico da população sobre os altos impostos pagos sobre qualquer produto.
“Hoje o Brasil carrega consigo uma das mais altas cargas tributárias mundiais e isso causa entraves no desenvolvimento das empresas brasileiras. O objetivo deste feirão é a busca da conscientização mais imediata possível e, assim, buscar a redução ou mesmo o conhecimento do direcionamento que é dado aos valores arrecadados com impostos”, comenta a diretora comercial do Conjove, Alcídia Viêra.
Durante o Feirão, os produtos arrecadados pelos membros do Conjove, como móveis, eletrônicos, eletrodomésticos, alimentos diversos, serviços em geral, combustível e até veículos, como aconteceu na última edição, serão comercializados livre de impostos. Os produtos são doações de empresários locais e colaboradores da ACII e a renda arrecadada do evento será aplicada em diversas ações sociais desenvolvidas pelos membros do Conselho.
Uma das novidades desta edição do evento é que os membros do Conjove coletarão assinaturas para ajudar o Movimento Brasil Eficiente. Este reúne o setor produtivo nacional, federações empresariais, empresas de segmentos variados, trabalhadores, profissionais liberais e a sociedade civil em torno de uma proposta de reformulação fiscal e tributária que garanta ao país um crescimento econômico sustentável, consistente, constante e acelerado.

História

O Feirão do Imposto surgiu na cidade de Joinville, em Santa Catarina, no ano de 2003. Organizado pelo Núcleo de Jovens Empresários da Associação Comercial e Industrial de Joinville (ACIJ Jovem), o evento se espalhou pelo Brasil e hoje acontece todos os anos em mais de 100 cidades.
Em Imperatriz o evento foi realizado pela primeira vez em setembro de 2011, na Praça de Fátima. Durante o evento, as mercadorias foram expostas com o preço de venda no mercado e o valor correspondente aos impostos, e em menos de três horas todos os produtos foram vendidos.
No evento os percentuais de impostos são mais bem entendidos pela população, pois cada produto exposto tem o valor real e o valor vendido no mercado com o imposto, mostrando a sua influência no preço final. Assim, o contribuinte ficará sabendo o quanto paga de impostos no seu consumo e será chamado a atenção para os serviços oferecidos com os valores arrecadados, haja vista que imposto é a taxa cobrada pelo governo para custear suas obrigações diante da sociedade, como saúde, educação, transporte, entre outros.

Conjove

O Conjove é um conselho formado por jovens empresários da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII). Ele foi criado para satisfazer as necessidades dos jovens empreendedores e criar valor para a sociedade, comprometidos com a realização das pessoas e com o desenvolvimento.
O grupo está ligado à Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje), que tem como uma de suas propostas chamar a atenção da população para o que se recebe em troca nos serviços públicos, como contrapartida do pagamento de impostos.

Serviço:
• O quê: 2º Feirão do Imposto
• Quando: 22 de setembro
• Onde: Praça de Fátima
• Horário: 8h