Francisco Almeida da Silva, diretor da 4ª Feira da Beleza de Imperatriz: “O mercado regional merece evento de tal porte, mostrando tendências e novidades do setor”

Raimundo Primeiro

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) trabalha na preparação de uma programação especial para a 4ª Feira da Beleza de Imperatriz, cujo lançamento oficial acontece nesta quinta-feira (23), às 8h, na sala de coffee break do Palácio do Comércio e Indústria (PCI). Na contramão da crise econômica por que passa o país, o setor da beleza cresce a passos largos e, sendo assim, a instituição decidiu investir forte no projeto de transformar a feira no maior evento do segmento em âmbito maranhense, trazendo para Imperatriz empresários e profissionais dos principais centros de desenvolvimento do país.
Na entrevista a seguir, o presidente da CDL, Francisco da Silva Almeida (Chico Brasil), fala como estão os investimentos e os preparativos para a feira, principalmente diante do anúncio da chegada em Imperatriz de importantes empreendimentos ligados ao varejo.

Beleza em Foco – Como estão os preparativos para o lançamento da edição 2015 da Feira da Beleza de Imperatriz?
Francisco da Silva Almeida
– Estamos com muitas expectativas, aguardando a presença de representantes de todos os setores envolvidos: expositores e imprensa. Desde a sua primeira edição, a feira tem crescido acima dos patamares registrados.

Beleza em Foco – Números mostram que, entre as franquias, o setor da beleza continua entre os dez setores com potencial de crescimento de negócios?
Francisco da Silva Almeida
– Nas últimas décadas, o segmento da beleza tem crescido sempre em torno de dois dígitos, significando dizer que isso gera grande atração tanto para fabricantes quanto para potenciais empreendedores da área. As feiras, portanto, funcionam como grandes vitrines e momentos de encontros entre empresários e profissionais, buscando a geração de novos negócios, além de ampliar os já existentes.

Beleza em Foco – Os homens também estão mais vaidosos, mais cuidadosos com a beleza e a higiene pessoal? O setor da beleza tem crescido entre os homens maranhenses. Qual sua visão sobre o assunto?
Francisco da Silva Almeida
– Passou da época em que o homem não destinava tempo para cuidar da sua beleza e da sua higiene pessoal. Os cuidados com a beleza, a aparência, fazem parte do mundo moderno. Nada mais moderno e saudável do que a beleza. Os homens pagam e as mulheres gostam disso, de um homem moderno, conectado com as novidades da beleza.

Beleza em Foco – Os números mostram que o setor continua em franco desenvolvimento em âmbito de Imperatriz. Como o senhor avalia esse crescimento?
Francisco da Silva Almeida
– Hoje em dia, grande parte dos salários dos brasileiros é destinada para os cuidados com a beleza e a higiene pessoal. O crescimento fundamenta-se no acesso das pessoas ao setor da beleza. Uma verdade. Em Imperatriz, existem mais de mil e seiscentos salões de beleza. Portanto, um mercado crescente e, principalmente, muito atraente, tendo em vista ser procurado por pessoas de todas as camadas sociais.

Beleza em Foco – Concluindo, informe como participar da 4ª Feira da Beleza de Imperatriz?
Francisco da Silva Almeida
– A feira é voltada para a indústria, distribuidores e profissionais da beleza, mas aberto ao público de um modo geral, nos dias 15 e 16 de novembro, no Centro de Convenções de Imperatriz. Contato com as novidades e as empresas que estarão expondo no evento. O lançamento oficial acontece agora, dia 23, às 8 horas, no Palácio do Comércio e Indústria de Imperatriz. Estou reforçando o convite para o público-alvo e a imprensa participar, pois a feira é de todos, é de Imperatriz.

Setor de beleza e bem estar continua crescendo
Atualmente, o Sebrae Maranhão desenvolve projetos voltados para o segmento nas unidades regionais que atendem à região metropolitana de São Luís e às regiões de Imperatriz, Açailândia e Bacabal. No apoio aos empreendimentos estão ações de capacitação técnica na área, além de conhecimentos em gestão de negócios, controles gerenciais, acompanhamento de resultados das empresas atendidas, implantação de normas sanitárias e de biossegurança, design e marketing dos negócios.

Números mostram força do segmento
Faturamento do mercado de salões de beleza supera os R$ 40 bilhões ao ano: o resultado é impulsionado por hábitos femininos das regiões metropolitanas do país, onde a média de gasto mensal por cliente é de R$ 125.