Apresentar modelos de projetos para tornar a energia renovável e despertar nos alunos esta conscientização, estes foram os principais objetivos da mostra de trabalhos científicos realizada ontem no Campus do IFMA pelos alunos do curso de operadores de máquinas florestais que está sendo ministrado pela TCA em parceria com o antigo Cefet.
Durante a amostra, os alunos apresentaram prototipos de projetos que colocados em funcionamento poderão em pouco tempo se tornarem base para proporcionar energia renovável e o que é melhor a custo mais baixo. Segundo o professor Acássio Antonio, o objetivo além de apresentar os protótipos foi exatamente o de despertar entre os alunos do IFMA a conscientização sobre a falada energia renovável.
“Temos que continua buscando esta conscientização e hoje(ontem), em parceria com o Instituto promovem esta amostra, com o apoio da area ambiental do IFMA. Não adianta ficar só falando temos que concretizar e chamar a atenção da sociedade sobre este tema e isso pode ser feito através dos estudantes”, frisou.
A TCA é a responsável pelo curso de operadores de máquinas florestais que chegam a custar mais de um milhão e meio de reais, daí a importância do treinamento, como explicou o instrutor Julielton Souza Dias.
“É um curso com duração de quatro meses e neste período, os mais de quatrocentos alunos aprendem como manusear máquinas de custos elevados e a partir dele, conquistaram uma vaga no concorrido mercado de trabalho”.
Os alunos estão divididos entre Imperatriz, Açailandia, Vila Nova e Cidselandia e foram selecionados entre mais de mil e quinhentos inscritos pela empresa. “São dois meses de aulas teórica e dois meses no campo, após este período, aqueles que sobressaírem serão encaminhados para as empresas e terão emprego garantidos”, destacou.
É importante salientar que compõem os itens essenciais para que os alunos sejam aprovados, a sua disposição, participação, coletivo e a humildade. “Sem estas qualidades, dificilmente, conseguirá avançar. Por isso é que mostramos a eles a importância de mescla-los com seus estudos”, acrescentou o supervisor Leonardo Marete.
Publicado em Cidade na Edição Nº 14679
Comentários