Nesta quinta-feira, 13, durante a 12ª Feira do Comércio e Indústria de Imperatriz (Fecoimp), a Federação do Comércio do Maranhão lança os resultados da pesquisa de intenção de consumo para o Dia das Crianças em Imperatriz. O projeto, elaborado pelo Instituto Fecomércio de Pesquisa e Desenvolvimento (IFPD), entrevistou 712 pessoas nos principais pontos comerciais de Imperatriz e traz o perfil de consumo para o Dia das Crianças.
Há mais de um ano, o Instituto Fecomércio de Pesquisa foi lançado no mercado maranhense para avaliar a intenção de consumo nas principais datas comemorativas, além de realizar outras pesquisas e levantamentos de interesse da classe empresarial do estado. Assim, o Instituto está sendo implantado em Imperatriz em parceria com o Sindicato do Comércio Varejista de Imperatriz, Sindicato dos Representantes Comerciais do Sul do Maranhão, Sindicato do Comércio Atacadista de Gêneros Alimentícios de Imperatriz, Sindipeças de Imperatriz, Sindicato do Comércio Varejista de Açailândia e a Associação Comercial e Industrial de Imperatriz, além da Faculdade de Educação Santa Terezinha (FEST). O objetivo das pesquisas que chegam à cidade de Imperatriz é auxiliar o empresariado a planejar suas ações e ampliar suas vendas.
“Através da união de forças entre várias instituições, os empresários de Imperatriz terão mais este auxílio nas datas em que há grande movimentação no comércio. Nosso objetivo é oferecer uma base de dados para dar maior suporte ao comércio, disponibilizando informações para que os empresários possam planejar melhor as datas comemorativas com as principais tendências de mercado”, afirmou o presidente da Fecomércio/MA, José Arteiro da Silva.
Além do nível de consumo, a pesquisa avalia, ainda, o gasto médio com o presente, quais produtos serão mais procurados no período, que formas de pagamento serão preferidas pelos consumidores e quais fatores mais influenciarão na decisão daqueles que vão às compras.
Desde o lançamento do Instituto Fecomércio de Pesquisa no início de 2011 em São Luís, a entidade já lançou sete estudos de intenção de consumo nas principais datas comemorativas na capital maranhense e já se tornou uma referência para empresários que desejam avaliar o potencial de compra da população e planejar seus estoques e ações para implementar as vendas. (Assessoria de Comunicação)