Mais uma vez, o Centro de Convenções de Imperatriz se manteve quatro dias ocupado por empresas de vários segmentos do comércio, indústria e serviços. Durante os dias de Fecoimp, evento que termina neste sábado, visitantes puderam conferir, em 220 estandes, novidades sobre turismo, cosméticos, educação, construção, imóveis e tantos outros segmentos comerciais que são mostra da grandeza comercial e industrial de Imperatriz. Neste ano, além dos tradicionais setores, uma novidade na feira foi o “Espaço Turismo”, que destacou a importância e o potencial do turismo para a economia regional. No local, estandes apresentaram os principais destinos maranhenses de lazer num convite para os turistas conhecerem as belezas naturais do Estado.
No Espaço, representantes das cidades de São Luís, Carolina, São José de Ribamar e Tutoia revelaram o que cada local tem de melhor. Vale reforçar que o Espaço Turismo não foi uma área apenas de contemplação. Durante a feira, empresários estiveram animados com o fechamento de negócios e com as comercializações de pacotes turísticos.
De acordo com a secretária adjunta da Secretaria de Turismo do Maranhão, Glória Pinto, que é uma das viabilizadoras do espaço, o objetivo foi estimular os negócios do setor. “Nós viemos para cá para trabalhar a região, com turismo de incentivo, de negócios”, O estande da Secretaria dá destaque para três polos: São Luís, incluindo, São José de Ribamar, Raposa e Alcântara; Lençóis Maranhenses e Delta das Américas; e Chapada das Mesas.
Parceiros - Nesta edição, a Fecoimp contou com 17 patrocinadores de diversos setores da economia. Apesar da crise declarada que o país atravessa este ano, quem investiu e auxiliou na realização da feira tem grandes expectativas para 2015.
A Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), patrocinadora da Fecoimp desde o início, esteve presente novamente na feira sendo uma das principais incentivadoras do evento. O presidente da Fiema, Edilson Baldez, relata que as parcerias devem ser valorizadas nesse período. “Em um momento de dificuldades temos que juntar os esforços para que possamos trabalhar melhor”, recomenda. Ele também crê que as parcerias podem alavancar o desenvolvimento das empresas. “Juntos podemos alcançar o patamar que cada empresa precisa e, consequentemente, colaborar para o desenvolvimento da cidade e da região”, avalia.
O Banco do Brasil, também patrocinador da Fecoimp desde a primeira edição, participou com um estande onde foi possível realizar negócios e conhecer mais sobre as vantagens do banco. O gerente geral, Fábio Oliveira, conta que a Fecoimp é um balcão de negócios e uma ótima oportunidade de expor marcas. “Temos aqui uma oportunidade de divulgar nossos serviços e são gerados negócios decorrentes da feira, não só no período da Fecoimp, mas também depois”, explica.
Já para o gerente geral do Banco do Nordeste, Nataniel da Silva Rego, a Fecoimp é um espaço de intercâmbio de negócios. Sendo também um patrocinador antigo da Fecoimp, o Banco do Nordeste marca presença em todos os eventos que representem esse intercâmbio comercial. “O banco se coloca como um parceiro que tem o crédito como uma ferramenta para quem deseja investir e crescer para desenvolver a região. Inclusive os expositores vêm procurar nosso crédito, além dos visitantes”.
Sobre a crise que o Brasil enfrenta atualmente, os patrocinadores não desanimam: é um período de superação e oportunidades. “Esse momento é difícil para muitas empresas, mas é um período em que elas devem se readequar e buscar investimentos, afinal de contas, são os investimentos que representam projetos para que a empresa se sustente no mercado”, explica o gerente do Banco do Nordeste.
“A expectativa até a noite deste sábado é que tenhamos um evento melhor que os anteriores. A palavra superação resume bem aquilo que estamos pensando e esperando para a feira nesse momento que estamos atravessando”, disse o gerente do Banco do Brasil.
Como a Fecoimp é, também, uma grande vitrine de pequenos negócios, torna-se pertinente que haja auxílio no desenvolvimento dessas empresas dentro da feira, estimulando o empreendedorismo na região. O responsável pelo estande do Sebrae, Baruque de Sousa, destaca a função desse importante integrante do Sistema S e a validade de patrocinar a Fecoimp desde os primeiros anos. “O papel do Sebrae é fomentar o desenvolvimento, estar junto aos pequenos, fomentar crescimento, principalmente nesse momento em que se passa, que se fala em crise. O Sebrae está junto aos pequenos, buscando soluções e inovando. Por isso é importante que exista a Fecoimp: para que as pessoas venham até aqui buscar soluções”, afirma.
Para a Suzano Papel e Celulose, que também é patrocinadora da Fecoimp, a feira atraiu uma expressiva quantidade de visitantes todos os dias. O gerente de Relações Governamentais da Suzano, Flávio Moura Lima, afirmou que a participação da empresa no evento reforça o compromisso com a região. “A Suzano está satisfeita em estar em Imperatriz e trabalhar em conjunto com a sociedade imperatrizense para o crescimento da região, seja com geração de renda, de empregos, com projetos sociais ou ainda com oportunidades de parceria”, comentou.
Último dia
Neste sábado, continuam as atrações culturais da Feira do Comércio e Indústria de Imperatriz (Fecoimp). A Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII) divulgou a lista de atividades que acontecem no dia de encerramento, no Centro de Convenções:
9h – Espetáculo teatral “Atrapalhaças”, da Cia. Miramundo
19h – Performance Circense
20h – Espetáculo teatral “Miss Banana quer casar”
21h – DJ e Apresentação de Dança Urbana
21h30 – Show com Erasmo Dibell
Desfile de Joias e Óculos/ Promoção: Óticas Maia
Comentários