A Feira do Comércio e Indústria de Imperatriz (Fecoimp) termina hoje alcançando o melhor resultado de sua história. Esta é a avaliação do presidente da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII), entidade promotora do evento, Hélio Araújo. O evento registrou corredores lotados durante todos os dias, com uma programação de rodadas de negócios, palestras, cursos e oficinas muito superior à dos anos anteriores, além de áreas criadas, como o Espaço Turismo e o Espaço Gourmet, que proporcionaram noites culturais com muita comida, música e peças teatrais, entretendo todos que comparecem ao Centro de Convenções.
Araújo conta que, na noite de quinta-feira, pôde percorrer os estandes e conversar com expositores sobre o desempenho da feira. “Acompanho a feira há 12 anos e o que ouvi me deixou muito animado. Os responsáveis pelos estandes afirmaram que há muitas pessoas efetivamente realizando negócios, o que mostra que a Fecoimp não é apenas um local para passeio”.
Tradicionalmente, as noites de quinta-feira têm movimento inferior aos demais dias, já que as noites de abertura, as sextas-feiras e os sábados costumam reunir maior público. “Neste ano, no entanto, tivemos uma quinta-feira que nos deixou positivamente surpresos. Havia muita gente nos corredores e nos espaços”, frisou o presidente.
A explicação, segundo ele, é que a programação de palestras, cursos, oficinas e treinamentos em geral foi ampliada fortemente nesta edição levando mais pessoas para o Centro de Convenções. “Ao sair dos cursos, os visitantes percorrem os estandes, realizam contatos ou negócios imediatos e ainda ampliam o fluxo de pessoas nos espaços de lazer”. Neste contexto, Araújo garante que o número de público visitante, depois de definitivamente contabilizado, deva superar a estimativa inicial, que era de 36 mil pessoas nos quatro dias de evento. “É a maior feira que já fizemos”.
Como reflexo, a arrecadação de alimentos não perecíveis deve ser também recorde. Para participar da maioria dos cursos e palestras, os visitantes tiveram que se inscrever doando dois quilos de alimentos. Com isso, a ACII estima que o volume arrecadado supere uma tonelada e meia de alimentos neste ano. “Esta é outra função muito significativa da nossa associação, pois conseguiremos doar alimentos a entidades beneficentes de Imperatriz. É uma função social muito relevante para nós e para quem recebe os alimentos”, explicou.
Hélio Araújo aproveitou para agradecer ainda àquilo que aponta como “as parcerias responsáveis pelo sucesso da feira”. “Precisamos agradecer aos patrocinadores, claro, pois nos apoiam sempre na promoção da Fecoimp, mas devemos também reconhecer o empenho de cada expositor que traz novidades fazendo a feira melhor a cada ano. Os expositores e o público participante são componentes essenciais para o sucesso que obtivemos no evento”, finalizou.
Este ano, a Fecoimp contou com os parceiros: Governo do Estado do Maranhão, através da Secretaria de Indústria e Comércio - Seinc; e Secretaria de Cultura e Turismo – Sectur; Emap – Porto Itaqui; Grupo Mateus; Fecomércio; VLI – Valor Logística Integrada; Suzano Papel e Celulose; Prefeitura Municipal de Imperatriz; Devry Facimp; Fiema; Programa de Desenvolvimento de Fornecedores – PDF; Banco do Brasil; Banco do Nordeste; Banco da Amazônia e Governo Federal. O evento é apoiado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Sebrae; Conselho de Jovens Empresários de Imperatriz - Conjove; Serviço Social do Comércio do Maranhão – Sesc, 50º Batalhão de Infantaria de Selva – 50º BIS, Rio Anil Transporte e Logística Ltda. – Ratrans e Gráfica Tauá.
A Fecoimp começou na quarta-feira (13) e tem sua última noite neste sábado (16), no Centro de Convenções, em Imperatriz.