A Feira do Comércio e Indústria de Imperatriz (Fecoimp), maior evento multissetorial do estado, movimenta todos os anos o mês de setembro da cidade de Imperatriz e a economia da região tocantina. Mas o lado social e beneficente é tratado sempre como uma questão indispensável pela Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII) que promove diversas ações sociais a partir dos resultados da feira.
Em geral, as diversas palestras, oficinas e cursos oferecidos na feira pediam dois quilos de alimento não perecível que serão posteriormente destinados a diversas instituições beneficentes da cidade. O presidente da ACII, Hélio Rodrigues, ressaltou que a associação faz questão de todos os anos voltar as atenções para os necessitados da cidade. "É muito importante essa parte social da Associação Comercial, pois vemos muitas pessoas com necessidades na cidade e muitas instituições sérias que efetivamente destinam aquilo que é recebido. A partir disso, doamos o volume de alimentos arrecadado para fazerem um ótimo uso deles".
O presidente também comentou que, nas edições anteriores, a ACII atingiu a expressiva marca de uma tonelada e meia de alimentos arrecadados e que foram direcionados às entidades sem fins lucrativos e de trabalho beneficente de Imperatriz. "A nossa expectativa é que, neste ano, o volume supere a marca do ano anterior e, em breve, vamos fazer as doações para as entidades", disse.
Trabalho social na feira
Além de arrecadar os alimentos a partir das atividades na feira, a ACII incentiva espaços para instituições que trabalham com fins beneficentes e de ressocialização. Nesta edição havia espaços de entidades como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Imperatriz, que teve um estande para incentivar doações e divulgar as suas ações, com vários profissionais da assistência social e das áreas da saúde e jurídica que fazem um trabalho de reabilitação e inclusão das pessoas com deficiências intelectuais e múltiplas.
Outro espaço com atividade emblemática na feira foi o estande destinado ao Sistema Penitenciário Regional que demonstrou o projeto "Construarte", uma iniciativa que faz ressocialização de presos a partir de itens produzidos pelos detentos da Penitenciária Regional de Imperatriz, como móveis de madeira e que, inclusive, foram expostos no Espaço Gourmet da feira. Os móveis fabricados pelos detentos estavam em comercialização e o lucro é revertido para ajudar na remissão da pena, além de permitir auxílio
Comentários