Francisco Almeida: "criatividade e inovação"

Raimundo Primeiro

Aos 63 anos, Francisco da Silva Almeida participa do processo de desenvolvimento do comércio de Imperatriz desde jovem, trabalhando em lojas da cidade. No começo da tarde desta quinta-feira, 12, o empresário conversou com a reportagem de O PROGRESSO para falar sobre o setor em que atua e da entidade que preside, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).
Francisco Almeida, mais conhecido por Chico Brasil, ressaltou a importância da Feira do Comércio e Indústria de Imperatriz (Fecoimp) para a cidade e a região por ela polarizada, destacando a economia tocantina e transformando-a na "capital maranhense dos negócios", durante o seu transcorrer. 

O PROGRESSO - Qual a importância da Fecoimp para Imperatriz e região?
FRANCISCO ALMEIDA
- A feira é uma vitrine de oportunidades e negócios, de fomento do mercado, constituindo-se, assim, em real fonte para a geração de empregos e renda, além da divulgação do potencial econômico da cidade e região. A Associação Comercial e Industrial de Imperatriz tem sido a responsável pelo processo de aceleração econômica do nosso município e do nosso Estado.
Sem dúvida, a 19ª Feira do Comércio e Indústria de Imperatriz é um exemplo de sucesso e profissionalismo. Imperatriz, durante os quatro dias de feira, é transformada na "capital maranhense dos negócios". Parabéns, presidente Guilherme Maia e todos os integrantes da Diretoria da ACII, realizadora da Fecoimp.

O PROGRESSO - E sobre o tema: "Seja você a transformação"?
FRANCISCO ALMEIDA
- O perfil da própria instituição [ACII] tem transformado a crise em oportunidades de negócios para todos que acreditam neste grande evento, ou seja, que confiam na força da Fecoimp.

O PROGRESSO - O que tem a dizer para os empreendedores que acreditam no potencial econômico de Imperatriz e, assim, trabalham na incrementação de seus negócios, implementando novos empreendimentos? Quais são suas principais dificuldades?
FRANCISCO ALMEIDA
- O principal desafio é a crise que pode ser ultrapassada por meio da inovação e da criatividade, acreditando no seu próprio negócio e buscando alternativa, caso das feiras, por exemplo, e das promoções, pois elas atraem o consumidor, driblando a crise e abrindo as portas para o sucesso.

O PROGRESSO - Sobre a CDL, instituição importante no processo de integração dos lojistas? O que vem por aí em termos de ações?

FRANCISCO ALMEIDA - A CDL desenvolve a Campanha "Três Sonhos Mágicos" e, agora em setembro, no Imperial Shopping, realiza a 1ª Feira Pet de Imperatriz, parte do estudo que visa o lançamento de evento maior, a ser realizado no Centro de Convenções. Em novembro, acontece a 8ª Feira da Beleza.

O PROGRESSO - Conhecida em consequência dos vários projetos de sucessos realizados, como o senhor observa a participação da CDL na viabilização dos empreendimentos que para cá vieram, principalmente na área do varejo? 

FRANCISCO ALMEIDA - Qualquer sociedade que se organiza, por meio dos segmentos em que atua, seja no comércio, na indústria ou na educação, representa a junção de esforços, a manifestação real de crescimento. E, nós, enquanto setor terciário, lojista, temos dado a nossa contribuição para o desenvolvimento de Imperatriz. E continuamos aqui, firmes, agradecendo a Deus e a Imperatriz pelas oportunidades que nós temos conquistado, ou seja, para todos aqueles que para cá vêm empreender.
 
O PROGRESSO - Pode apontar três pontos essenciais ao crescimento dos negócios?
FRANCISCO ALMEIDA
- Em primeiro lugar, a sua localização, ou seja, a forma com que a cidade atrai o consumidor. Estamos ligados a três estados - Tocantins, Pará e Piauí. Por vários aspectos, notadamente o mencionado anteriormente, além de suas estruturas de abastecimento e de atendimento, tem sido um ponto extremamente positivo. O segundo ponto se refere às viabilidades de rodovias, hidrovias e aerovias. Nós somos bem servidos. Já o terceiro e último ponto, diz respeito a força dos empreendedores de Imperatriz, que acreditam e realizam, como constatamos vendo os resultados da Fecoimp.