Lucena Filho: “Estamos avançando na área cultural”

“O setor de cultura sempre esteve relegado a segundo ou a terceiro plano”. Esse clamor de artistas e intelectuais tão comum no meio cultural não se aplica no município de Imperatriz, desde o início da administração do prefeito Sebastião Madeira, que escolheu o ativista cultural Antonio Mariano Lucena Filho para gerir a cultura deste município, por intermédio da Fundação Cultural de Imperatriz (FCI).
Desde que assumiu a presidência da FCI, Lucena Filho se cercou de bons valores de nossa cultura, nomeando como coordenadores, com o endosso da Câmara Municipal, o maestro Giovanni Pietrinni, o cantor/compositor/poeta Zeca Tocantins, a poeta e atriz Lília Diniz, hoje residente em Brasília, o ativista cultural Axel Carlos Brito e como assessor de projetos especiais, o professor José Geraldo da Costa.
Com esta equipe, a Fundação Cultural de Imperatriz tem desenvolvido vários projetos na área cultural, como a realização de festivais de música, exposições fotográficas, vernissagens, além de apoiar grupos folclóricos tradicionais e difundir festas populares como o carnaval e quadra junina. Nesses últimos três anos, a Fundação cultural resgatou durante o carnaval as marchas carnavalescas, através do Festival de Marchinhas.
No mês de junho, no período das festas juninas, a FCI tem promovido grandes encontros de quadrilhas juninas e grupos folclóricos que insistem em manter viva nossa tradição folclórica. Para tanto, a Fundação Cultural disponibiliza recursos – dentro de suas limitações financeiras – aos grupos que concorrem entre si, aumentando a competitividade e, consequentemente, a qualidade de sua arte.
A Fundação também tem buscado parcerias com instituições e com empresas que valorizam e difundem a cultura. Desta forma, durante todo o ano o projeto “Sexta 6 e Meia” foi apresentado no Paço do Zuzinha, anexo da sede da Fundação. Atualmente, o coordenador do projeto, Axel Carlos Brito, coordena também as festividades natalinas promovidas na Praça de Fátima pela Câmara de Diretores Lojistas CDL/Imperatriz, em parceria com a Fundação Cultural.
No mês passado, com o apoio do prefeito Sebastião Madeira, o presidente da FCI, Lucena Filho, levou a São Luís uma comitiva de delegados do Conselho Municipal de cultura, os quais participaram do II Fórum Estadual de cultura. A Fundação conseguiu eleger entre os delegados estaduais, um titular na área de Patrimônio Cultural, um suplente na área de Música e outro na área de livro/literatura.
“Para nós, a eleição de um titular e dois suplentes no Conselho Estadual de Cultura, além de outros companheiros de nossa região, representa um grande avanço para a nossa classe”, afirma Lucena Filho. Ele aproveitou a oportunidade para conclamar os artistas locais a se engajarem ao Movimento Cultural de Imperatriz (MCI), entidade recém-fundada que luta para atrair a Imperatriz e região tocantina políticas públicas na área da cultura. (Comunicação)