Sob a liderança do presidente da Fundação Cultural de Imperatriz (FCI), Antonio Mariano Lucena Filho, a delegação deste município praticou o que se denomina de “política de boa vizinhança”, ao emplacar no Conselho Estadual de Cultura representantes de Imperatriz e de municípios vizinhos, como Governador Edison Lobão e Açailândia. Os delegados participaram ativamente do II Fórum Estadual de Cultura, realizado nos dias 16 e 17 de novembro, em São Luís.
Durante a manhã do dia 17, por ocasião da eleição dos gestores públicos municipais e sociedade civil, a delegação de Imperatriz decidiu – de comum acordo – lançar apenas a candidatura de Lucena Filho, como gestor público, enquanto os delegados da sociedade civil apoiariam a candidatura do ativista cultural Osório Neto, que representava o município de Governador Edison Lobão. Ele foi eleito com ampla maioria como conselheiro titular desta mesorregião.
Lucena Filho, por sua vez, foi eleito suplente pela mesorregião, mas num gesto fraterno abriu mão do cargo, em favor do representante de Santa Inês, que fica na outra extremidade da mesorregião estabelecida pela Secretaria de Estado de Cultura (SECMA). João Bosco Gurgel, secretário municipal de Cultura de Açailândia, elegeu-se conselheiro titular para essa mesorregião.
No período da tarde na eleição, dos 20 titulares e suplentes, desta feita no quesito segmentos, Imperatriz conseguiu emplacar um conselheiro titular e dois suplentes. A titularidade coube ao historiador Carlos Leen Santiago, que representou este município no segmento Patrimônio Cultural e Memória. O escritor Domingos Cezar, que representa a Academia de Letras, no Conselho, ficou como suplente no segmento Livro/Literatura, enquanto o maestro Giovanni Pietrinni ficou na suplência do segmento Música.
Ao encerrar o II Fórum Estadual de Cultura, o secretário de Estado de Cultura, Luis Henrique Bulcão, informou que os delegados (titulares e suplentes) eleitos tomarão posse no próximo mês de dezembro. “A governadora Roseana Sarney assinará o decreto de nomeação dos novos conselheiros para que os eleitos possam ser empossados”, afirmou Bulcão. Por sua vez, o presidente da FCI, Lucena Filho, se disse satisfeito com a atuação da delegação local, ressaltando que o município de Imperatriz estará bem representado no Conselho Estadual de Cultura.
Imperador Tocantins
Na noite de quinta-feira (17), na Colônia de Férias dos Ferroviários, no Araçagy, onde estavam hospedados, os delegados receberam a cordial visita do cantor/compositor Carlinhos Veloz, autor e intérprete da música “Imperador Tocantins”, uma espécie de hino desta cidade. Carlinhos tocou, cantou, relembrou “causos” de quando morava em Imperatriz, cidade que o revelou musicalmente para o Brasil e para o mundo. Ele lembrou que, apesar de ter morado por vários lugares, inclusive em Portugal, “carrego sempre a lembrança de Imperatriz, do rio Tocantins e dos muitos amigos que ali deixei”, afirmou saudoso o artista.
Comentários