O presidente da Fundação Cultural de Imperatriz (FCI), Antonio Mariano Lucena Filho, e o assessor-chefe de Comunicação da Prefeitura de Imperatriz, jornalista Élson Araújo, receberam nesta cidade o presidente do Conselho Estadual de Cultura, Armando Nobre, que se fazia acompanhar de Jeová França, da Assessoria de Planejamento da Secretaria de Estado de Cultura.
Os visitantes estiveram na terça-feira (9) em Balsas, onde se realizou o Fórum Regional de Cultura, abrangendo outros municípios do extremo sul do Maranhão. Armando Nobre e Jeová França se deslocaram ontem mesmo para a cidade de Buriticupu, aonde, nesta quinta-feira (11), se realiza o Fórum Regional, abrangendo vários municípios da região tocantina.
Visando participar dos debates que se travará durante o Fórum, o presidente da Fundação Cultural de Imperatriz, Lucena Filho, seguiu hoje para Buriticupu, acompanhado de Vanúzia Babaçu e Sebastiãozinho da Quadrilha Zé Comeu, que também representam segmentos de manifestações culturais deste município.
De acordo com Armando Nobre e Jeová França, nos Fóruns Regionais está sendo feita uma retrospectiva da eleição dos 40 conselheiros que compõem o Conselho Estadual de Cultura; debatendo e cobrando ações do sistema municipal de cultura, bem como discutindo a questão do Fundo de Cultura que, segundo Jeová França, vai administrar os recursos da lei estadual de incentivo à cultura.
O presidente do Conselho Estadual, Armando Nobre, informou que nos dias 20 e 21 de setembro será realizado em São Luís o Fórum Estadual de Cultura, que escolherá os novos conselheiros estaduais. Ele deixou claro que Lucena Filho, na qualidade de presidente de uma fundação cultural, torna-se delegado nato, assim como todos os secretários municipais de cultura. Nobre orientou que se realizasse nesta cidade a conferência municipal de cultura, prevista para acontecer em outubro próximo.