Apesar da baixa na produção graças ao período festivo de fim de ano, a indústria da transformação obteve expansão do faturamento em 2013, quando comparado ao ano anterior, segundo dados divulgados na quarta-feira (5) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). A elevação na produção foi de 3,8%.
Os investimentos no setor industrial garantem a elevação da economia nacional, projetado em 2,2%. De acordo com o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Imperatriz, Francisco Almeida (Chico Brasil), a expectativa é que a economia da cidade cresça 20% nos próximos anos. Analisando esses fatores, a economia local crescerá acima da média nacional.
- Acredito que Imperatriz é um caso à parte: enquanto o Brasil pensa em crescer 2,2%, a economia de cidade crescerá um pouco mais de 20% ao ano. A indústria será a principal ferramenta que poderá gerar esse crescimento que estamos prevendo nesse momento para a cidade - explica o presidente da CDL.
No ano de 2013, em 17 de 21 setores considerados pela CNI, os destaques são máquinas e materiais elétricos (17,7%), madeira (12,2%), máquinas e equipamentos (11,7%), produtos diversos (11,5%) e vestuário (11,2%). (Assessoria CDL - Imperatriz / Informações Agência Brasil)