Farol da Educação pode ser reformado
Mais de 10 mil livros no acervo

Hemerson Pinto

Inaugurado em 1999, o Farol da Educação resiste ao tempo e espera por investimentos, principalmente na estrutura física do prédio, localizado na Rua Coriolano Milhomem, bairro São Salvador, em Imperatriz. Entre prateleiras cheias de livros e o mundo de conhecimento existente na biblioteca, necessidades de reforma também ganham destaque.
Marcas de água nas paredes e pequenos defeitos no forro do andar superior são alguns dos problemas, mas nada o suficiente para deixar o local sem visitas, segundo a direção do prédio. São quase 11 mil livros. Um acervo que oferece material bibliográfico em Literatura Infantil e Infanto Juvenil, coleções didáticas e paradidáticas, coleções profissionalizantes e técnica, seção de obras de autores maranhenses e imperatrizenses.
Além de dispor de material para pesquisas, o Foral da Educação desenvolve palestras e debates. São oficinas e atividades, encontros para contar histórias infantis a crianças de escolas de Imperatriz. Os funcionários também utilizam o espaço para passar conteúdo de livros infantis usando fantoches.
A coordenadora do Farol da Educação, Unidade Imperatriz, Ariadna Chaves Santos, comenta que o acervo recebe doações frequentes de voluntários, seleciona o material e ainda deixa parte para doar a entidades, associações ou outros movimentos que trabalham com bibliotecas comunitárias. “Agora mesmo recebemos vários livros e parte deles vamos doar para uma reserva indígena”, diz.
Ariadna conta que a última doação feita pelo Governo do Estado do Maranhão foi na gestão do ex-governador Jackson Lago. “Mesmo assim, nosso acervo é atualizado”, reforça. Quanto aos problemas citados no início da matéria, a coordenadora informou que o governo estadual pediu recentemente informações sobre as necessidades principais do Farol, até mesmo em estrutura física, para ser estudada uma reforma do local.
Emisanto Oliveira Silva, um concurseiro, busca no Farol o que afirma não encontrar em outros acervos de Imperatriz. “Estudo para concursos públicos e venho aqui todos os dias, sempre encontro o material que preciso”, afirma o morador do Parque Alvorada II.
O funcionamento do Farol da Educação é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 20h.